O Município de Olhão mantém-se vigilante e em alerta para os números e as situações de violência contra as mulheres e violência doméstica, nomeadamente quanto aos desafios impostos pela pandemia de covid-19. Os alertas contra estes crimes continuam, agora reforçados com a celebração de um protocolo que integra Olhão na rede nacional de apoio a estas vítimas.

2022-001-conselhos segurança numeros apoio geral 1500x1000-00

Estes são tempos especiais que exigem a todos um sentido coletivo de responsabilidade e solidariedade. Às ameaças à nossa saúde coletiva e perigo de contágio por covid-19, junta-se o aumento do risco de violência doméstica em período de isolamento das famílias em suas casas.

O isolamento pode dificultar o acesso das vítimas a redes de proteção formais e informais. Daí que o Município esteja a desenvolver medidas que respondam a estas preocupações, criando mais estruturas de acolhimento de emergência, campanhas de informação e alerta, assim como novas linhas e canais de comunicação com as vítimas.

Este é um tema preponderante na sociedade atual e ao qual o Município de Olhão tem estado atento com várias iniciativas no terreno, reforçando agora a sua ação no âmbito do Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vitimas de Violência Doméstica, recentemente celebrado com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

Convicto das conquistas e da necessidade de transmitir confiança a cada mulher na sua luta e à sociedade em geral no combate a este crime, o Município conta com cada um dos olhanenses, neste que é um desígnio de todos.