2015-biblioteca-009-setembro-2015-Nova-aguia-01Apresentação da Revista Nova Águia
24 de setembro 2015
Espaço Polivalente da Biblioteca

A NOVA ÁGUIA nº 15 é dedicada ao centenário do “Orpheu”, essa revista que, não obstante a sua brevidade, marcou profundamente o panorama cultural da época. Começando com duas estreias na NOVA ÁGUIA – Eduardo Lourenço e Jerónimo Pizarro –, coligimos neste número mais de uma dúzia de abordagens – sobre “Orpheu” e as suas primaciais figuras: desde logo, Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.

Em 2015 assinala-se igualmente o centenário da “Arte de Ser Português”, essa obra tão emblemática dos desígnios da Revista “A Águia” e do Movimento da “Renascença Portuguesa”. Ainda que de forma menos extensa, evocamos também aqui essa obra maior de Teixeira de Pascoaes.
A apresentação da Revista será feita por:

Por Renato Epifânio
Professor de Semiótica no IADE; Membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva. Integra ainda a Direcção da Revista NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o Século XXI e é o Presidente do MIL: Movimento Internacional Lusófono.

& Maria Luísa Francisco
Investigadora na área da Sociologia Rural, prepara da sua tese de doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi docente universitária no ensino superior público e privado. Autora de artigos na área da Sociologia da Cultura e da Sociologia Rural . Tem estudado o património cultural imaterial algarvio e é desde 2011 Delegada Regional da Associação Portuguesa de Museologia.
É Vice-Directora da Revista NOVA ÁGUIA e é Coordenadora Regional do Movimento Internacional Lusófono.

2015-biblioteca-009-setembro-2015-Nova-aguia-02