2015-biblioteca-sombra-e-sol-02Apresentação do Livro "Sombra e sol. Vai a rua em duas cores"
26 de novembro 2015 | 18:00
Espaço Polivalente da Biblioteca Municipal José Mariano Gago
Autor: Luís Barriga

Um jovem nasce no barrocal algarvio, filho de uma mulher do campo vítima da tuberculose. Desde muito cedo, este jovem percebe que é na escola que está o seu futuro. E não no campo, onde o seu “adoptado” tio o queria condenar a uma vida de submissão. Apaixona-se por uma rapariga de uma família remediada, com aspirações sociais, e esta impede o namoro. Esta rejeição, somada à rebeldia, leva-o a sair da quinta, a vir morar na aldeia e trabalhar na cidade, como aprendiz de jornalista. Essa condição leva-o a enveredar por alguma oposição ao regime, irracionalmente convicto de estava imune à repressão. Depois de adquirir alguma tranquilidade financeira, a vida decorria tranquila quando é acossado pela PIDE. Obrigado a fugir, é capturado e preso em Caxias, onde permanece enquanto relembra esta história, até ao dia 25 de Abril. Após a libertação, dos presos políticos, dá-se o reencontro com a sua amada.

Biografia  de Luís Barriga (satirizada)
Nascido a 24 de maio de 1961, numa quarta-feira às três da madrugada, enquanto um grupo de marmanjos ébrios, incluindo o pai, os tios e o seu futuro sogro, na taberna no rés-do-chão da habitação onde estava a ser parido, festejavam prematuramente o seu nascimento.
Filho, Estudante, Auxiliar de Topografia, Praticante de Artes Marciais e Jogador de Xadrez. Monitor de Atletismo, Ginástica Desportiva e Andebol. Técnico de Projeção de Cinema. Luminotécnico de teatro. Repórter, Jornalista, Ilustrador, Diretor do Jornal “O Jogral” e Diretor do Grupo Desportivo e Cultural Jograis António Aleixo. Pintor e Escultor. Técnico de Instalações Elétricas. Militar de Cavalaria. Estudante de Engenharia Elétrica. Instrutor de Artes Marciais e Segurança de Discoteca. “Arquiteto”, Mestre-de-obras, Servente de Pedreiro, Eletricista, Pintor e Jardineiro da sua própria casa. Marido e Pai a tempo inteiro. Estudante de Psicologia Clínica, Psicólogo Clínico, Docente Universitário, Mestre em Psicologia Perinatal, Investigador, Autor de Artigos Científicos, Orientador de Estágios Académicos e Profissionais em Psicologia Clínica. Fotógrafo. Diretor da Casa do Povo de Estoi. E agora talvez Escritor.

2015-biblioteca-sombra-e-sol-01