289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Na sequência do trabalho que tem vindo a desenvolver com a comunidade educativa na área da educação para o património, o Museu Municipal de Olhão – Compromisso Marítimo propõe às escolas, do pré-escolar ao 12º ano, trabalhar durante os anos letivos 2017/2018 e 2018/2019 três projetos especiais.

2017-189-museu
São projetos de longa duração, cuja apresentação às turmas interessadas irá acontecer a partir de novembro.

O primeiro projeto chama-se "As casas da Barreta e do Levante", e será desenvolvido durante dois anos letivos com turmas a partir do 3º ano.

Com este projeto, propõe-se dar a conhecer em pormenor o centro histórico de Olhão e o valor patrimonial do conjunto edificado.

Trata-se de um conjunto de casas que foram sendo construídas a partir do séc. XVIII, e que sucessivamente foram sendo alvo de diversas campanhas de obras, até se tornarem nas casas que conhecemos hoje como casas cubistas.

O projeto contempla trabalho de pesquisa entre a escola e a comunidade, saídas de campo, visitas ao Museu, oficinas e uma exposição final.

A segunda proposta intitula-se "Olhar a Arte", e será desenvolvida durante um ano letivo. Está aberta à comunidade educativa a partir do pré-escolar e ao público em geral.

Durante várias sessões de 30 minutos, pretende-se explorar novos olhares sobre os objetos artísticos que existem no Museu.

Por último, o projeto "O Jogo do Moinho", para turmas do 3º e 4º anos. Trata-se de uma iniciativa em parceria com a Rede de Museus do Algarve, que é uma estrutura informal constituída por museus e outras instituições culturais existentes no Algarve.

Nesse âmbito, alguns dos museus pertencentes a esta rede estão a implementar a atividade “O Jogo do Moinho”. Trata-se de um jogo de tabuleiro, de estratégia, entre dois jogadores, com o objetivo de colocar três peças em linha.

No nosso país, têm aparecido vários tabuleiros de jogo e muitas peças em pedra e osso, normalmente gravados em lajes de xisto, blocos de granito, mármore, arenito, calcário e cerâmica. Essas matrizes de jogos encontram-se em estações arqueológicas desde a época romana e em diversos monumentos históricos, como igrejas, catedrais e castelos.

Durante o ano letivo, haverá diversas sessões, quer no Museu Municipal de Olhão, quer na sala de aula, ou noutros museus da Rede de Museus do Algarve que estejam a desenvolver o projeto.

O Museu Municipal de Olhão – Compromisso Marítimo convida todas as escolas do concelho a aderirem a estes projetos de educação para o património.



BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet