289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Terminou esta sexta feira, dia 26 de janeiro, a primeira fase do projeto desenvolvido pelo Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, que visa, de forma lúdica, sensibilizar os mais pequenos, desde a mais tenra idade, para a importância do Museu e para o património edificado do concelho.

2018-014-Escola-n7-Museu-Vai-a-Escola-01
“O Museu vai à Escola”, que vai na sua segunda edição, “leva” o Museu a todas as salas do pré-escolar do ensino público, e integra o programa educativo que os responsáveis por este equipamento cultural prepararam para o ano letivo 2017/2018, que integra um conjunto atividades, visitas acompanhadas e projetos especiais.

A propósito da história do João, um menino que, em sonhos, viaja no tempo até aos primórdios do povoado olhanense, as crianças ficam a conhecer a génese da cidade e são convidadas a refletir como viviam os primeiros pescadores que se instalaram em Olhão e identificar as diferenças entre o que seria a cidade à época e o quão diferente ela é nos dias de hoje.

Após ouvirem a história do João e trocarem ideias com a técnica do Museu, os mais pequenos põem mãos à obra e, usando a imaginação e o que acabaram de aprender, e são desafiados a colorir uma das cabanas originais de Olhão, cobertas de junco e construídas sobre a areia da praia.

No final, chega a hora de ir para casa e de partilhar o que aprenderam num dia que decorreu de forma diferente do habitual.

A segunda fase do projeto “O Museu vai à escola” decorre de 31 de janeiro a 23 de fevereiro, e culminará na exposição “O património edificado no concelho de Olhão”, que integrará trabalhos originais, elaborados pelas crianças a partir do que aprenderam entretanto acerca do tema.

O objetivo da mostra é promover o conhecimento do património edificado do concelho e a consequente sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património cultural.

Os mais pequenos serão convidados a elaborar trabalhos de desenho, pintura, colagem, gravura, ou outras técnicas, sobre um monumento ou edifício de valor histórico ou patrimonial do concelho.

O conjunto de trabalhos daí resultante será posteriormente exibido no próprio Museu Municipal, e em regime de itinerância, nas escolas.

2018-014-Escola-n7-Museu-Vai-a-Escola-02

2018-014-Escola-n7-Museu-Vai-a-Escola-03

2018-014-Escola-n7-Museu-Vai-a-Escola-04



BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet