289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
A Câmara Municipal de Olhão tomou, esta manhã, posse administrativa do edifício do Hotel Ria Sol, localizado no Gaveto das ruas 18 de Junho e General Humberto Delgado.

2020-094-tomada-posse-hotel-ria-sol-02
O avançado estado de degradação e abandono em que o edifício se encontra e a consequente situação de insalubridade e intranquilidade das pessoas residentes nas imediações, que fizeram chegar os seus receios à autarquia, foram as razões que levaram a recorrer a esta figura jurídica.

Após uma vistoria realizada em 2017, a autarquia considerou que o edifício necessitava de obras que evitassem, no imediato, danos materiais e pessoais na via pública, bem como a sua utilização por estranhos.

Na sequência dessa vistoria, o proprietário foi notificado dessa decisão, mas nunca procedeu às respetivas obras, o que veio, com o passar do tempo, a aumentar o estado de degradação do imóvel.

Não tendo o proprietário procedido à limpeza dos materiais e resíduos, bem como ao encerramento dos vãos de portas e janelas que se encontram devassados, a autarquia recorreu à tomada de posse administrativa, estando, desde esta manhã, a decorrer as respetivas obras coercivas, que correm por conta do infrator.

O Regime Jurídico da Urbanização e Edificação confere aos órgãos administrativos competentes, neste caso, a Câmara Municipal, a adoção de medidas adequadas para determinar a execução de obras de conservação ou demolição, sempre os edifícios apresentem más condições de segurança ou salubridade e perigo para a saúde pública, sempre que os seus proprietários não tomem as medidas necessárias.

Para esta ação seja materializada, é necessário recorrer à figura da posse administrativa, que permite que o presidente da Câmara determine a posse do imóvel, por forma a permitir a execução coerciva de medidas necessárias à reposição da legalidade.

A autarquia olhanense garante, assim, que este edifício não represente um perigo para a saúde pública, bem como que continue a ser usado de forma abusiva por pessoas alheias ao mesmo.

2020-094-tomada-posse-hotel-ria-sol-01

2020-094-tomada-posse-hotel-ria-sol-03

2020-094-tomada-posse-hotel-ria-sol-04

2020-094-tomada-posse-hotel-ria-sol-05

2020-094-tomada-posse-hotel-ria-sol-06




BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet