289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
As praias olhanenses Armona Mar, Armona Ria, Fuseta Mar e Fuseta Ria voltaram a conquistar este ano a distinção “Praia Qualidade de Ouro 2021”. É a prova de que as suas águas têm tido qualidade “excelente” nos últimos 5 anos.

2021-044-bandeira-de-ouro-nas-4-praias-de-Olhao

As praias da região do Algarve apresentam a maior subida em número de areais que este verão vão hastear as suas bandeiras douradas. Em Olhão, para além desta, que garante a qualidade excecional da água balnear, serão também hasteadas as bandeiras Azul da Europa e Praia Acessível. Haverá ainda duas praias com mastros e torres de vigia e duas com moto 4x4 e desfibrilhador.

A poucos dias da abertura da época balnear, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza - apresentou hoje a listagem de atribuições do galardão Qualidade de Ouro 2021, que distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas, mantendo-se Olhão com os galardões que já exibira na época balnear passada.

De acordo com os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” a água destas praias teve de ter sido “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020) e na última época balnear (2020) não poderá ter havido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Os dados utilizados nesta avaliação baseiam-se na informação pública oficial, tendo em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes administrações regionais hidrográficas.

Para a época balnear de 2021, que está prestes a começar, a Quercus identificou 391 praias com Qualidade de Ouro em Portugal, mais 5 do que em 2020. Das praias galardoadas, 329 são praias costeiras, 51 são praias interiores e 11 são praias de transição. Destaca-se, este ano, o aumento de praias Qualidade de Ouro no Algarve (mais 17 galardões), o que representa uma subida de cerca de 18%. A região do Algarve foi a segunda com mais galardões atribuídos (93) a nível nacional.

À semelhança do ano passado, a Quercus e o Município de Olhão reforçam a necessidade de serem cumpridas, por parte dos banhistas, as regras sanitárias definidas pela Direção Geral da Saúde quando frequentarem as zonas balneares. Neste contexto, sugere-se o planeamento prévio das deslocações às praias, no sentido de evitar grandes aglomerados de pessoas.

Ainda no contexto pandémico, apela-se também ao bom comportamento cívico de quem frequentar as praias para que as máscaras descartáveis sejam sempre colocadas nos caixotes do lixo e nunca abandonadas no meio natural.




BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet