2014-018 corrida pela paz-01No passado dia 21 de fevereiro, Lisboa foi a anfitriã da cerimónia de abertura da etapa Europeia da Peace Run – Corrida da Paz, também conhecida por World Harmony Run. Atualmente é o maior esforço da Humanidade pela paz. A cerimónia de lançamento do percurso em território português teve lugar no Estádio Universitário, em Lisboa, seguindo em direção a Sul. Olhão participou no dia 25 de fevereiro, terminando a 26, em Vila Real de Santo António.

Os corredores visitaram as crianças nas escolas, grupos comunitários, organizações de todas as camadas sociais, personalidades e atletas, partilhando com eles os ideais de encorajamento e apoio aos outros, promovendo o trabalho de equipa e a paz no nosso dia a dia.

Os corredores deixaram Portugal no dia 26 de fevereiro e iniciarão um percurso de 24.000 km através de 47 países Europeus, terminando em Belgrado a 7 de outubro.

O visionário da paz Sri Chinmoy fundou a Peace Run em 1987 num espírito de amor, harmonia e unicidade. Desde então, a iniciativa visitou mais de 150 países e equipas internacionais de corredores correram mais de 500.000Km, o que equivale a mais de 14 voltas à volta da circunferência da Terra. A mensagem simples da Corrida – “A Harmonia começa em mim” – tem inspirado milhões de pessoas por todo o Mundo.

2014-018 corrida pela paz-042014-018 corrida pela paz-02Em 2014 a Corrida passará por todos os continentes, visitando mais de cem países. Ao longo dos meses seguintes, os corredores vão fazer aproximadamente 100 quilómetros por dia. Um ou dois veículos seguem a equipa de corredores, enquanto estes carregam a tocha entre as cidades, esperando cada corredor percorrer uma média de 10 a 20 quilómetros por dia. O apoio tem chegado de muitas figuras mundiais. Carl Lewis, porta-voz da Corrida, transmitiu: “Transportando a tocha, milhões de cidadãos estão a dar um passo pela harmonia e a unificar as fronteiras culturais e sociais que separam as nações”.

2014-018 corrida pela paz-03O Município de Olhão não ficou indiferente ao evento, participando com O Comité Internacional Jogos de Quelfes, uma das instituições convidadas a associar-se à Corrida Mundial da    Paz, e o agrupamento de escolas Prof. Paula Nogueira.

A instituição fez-se representar através de Gustavo Marcos, Helena Santos, Hugo Vedes, José Pimenta, Jorge Costa (atleta olímpico) e Carolina Costa (campeã nacional de marcha juvenil).

Gustavo Marcos, José Pimenta e Helena Santos, respetivamente, transportaram a tocha desde o limite da cidade, até às imediações da EB1 n.º 4 de Olhão, tendo-a entregue à atleta olímpica Ana Cabecinha que acendeu uma pira alusiva.

Depois de uma extraordinária cerimónia que emocionou todos os presentes, incluindo o autarca de Olhão, António Pina, o testemunho foi passado ao também atleta olímpico Hélder Oliveira que, por sua vez o passou a Jorge Costa.

A equipa formada por Hugo Vedes, Helena Santos, Gustavo Marcos, e o próprio Jorge Costa, transportou então a tocha da paz por mais 5 quilómetros, até Marim, berço mitológico dos Jogos de Quelfes.