2014-022-energia fotovoltaicaO projeto PV-NET (www.pvnetmetering.eu) centra as suas atenções no desenvolvimento de uma melhor política energética para a promoção das energias renováveis na região do Mediterrâneo, visando uma melhor e mais rentável utilização da tecnologia fotovoltaica, através de uma monitorização inteligente.

A monitorização inteligente pode ser encarada como uma política energética muito positiva para a promoção da energia renovável, permitindo medir e gerir a energia elétrica consumida em edifícios, subtraindo a energia produzida pelo sistema fotovoltaico instalado.

Chipre, Eslovénia e Portugal (Município de Olhão) irão usufruir da instalação de sistemas piloto de monitorização PV, destinados a diferentes tipos de edifícios (residenciais, comerciais, industriais, etc.). O objetivo é estudar a política energética de cada país/região, a fim de se poder desenvolver o modelo de monitorização PV mais adequado e analisar os dados obtidos.