2014-070-limpeza-ria-01O Município de Olhão levou a cabo uma ação de limpeza, em conjunto com os Hotéis Real, Parque Natural da Ria Formosa, AmbiOlhão, Natura Algarve e Passeios Ria Formosa, no passado dia 17 de maio. A ação, que permitiu recolher uma tonelada de lixo, envolveu cerca de uma centena de pessoas, que se voluntariaram para limpar as zonas do Centro de Interpretação Ambiental de Marim e Ilha da Armona.

A ação de limpeza na Ria Formosa realizada no passado sábado envolveu cerca de uma centena de pessoas, que contribuíram para a preservação de espécies específicas numa das zonas húmidas mais importante do País, o Parque Natural da Ria Formosa, através da remoção de uma tonelada de lixo.

Após o apelo feito pelo Município e Hotéis Real, promotor da iniciativa, com ponto de encontro no Hotel Real Marina, logo pela manhã fizeram-se dois grupos, que se distribuíram pelas zonas do Centro de Educação Ambiental de Marim e Ilha da Armona. Recolheu-se de tudo um pouco, desde garrafas de plástico, a lâmpadas, redes, sapatilhas, portas, cadeiras e um sem número de cordas e outros detritos.

Do total de 94 sacos de lixo recolhidos, conseguiu-se minimizar os danos que o Homem provoca no meio. Para muitos dos presentes, ficou o sentimento de entreajuda e civismo, que contribuíram para uma maior qualidade dos locais limpos. Algumas crianças presentes comentavam: “Até cadeiras e lâmpadas nós apanhámos”.

”Há que consciencializar a população de que a qualidade do meio depende de todos nós”, referiu a vereadora Gracinda Rendeiro, em representação do Município de Olhão. Também o vereador Eduardo Cruz marcou presença. “O sucesso da ação foi conseguida por todos, uma vez que foi ”com enorme satisfação que unimos os nossos colaboradores à comunidade local e aos parceiros envolvidos, com vista ao restabelecimento do equilíbrio deste património natural tão importante para a comunidade de Olhão e do País”, referiu António Gonçalves.

No âmbito das comemorações dos 20 anos do Grupo Hotéis Real, António Gonçalves, administrador do Grupo Hotéis Real, referiu que “enquanto grupo 100% português, sempre apostámos na envolvência com as comunidades locais onde as nossas unidades se encontram. Em ano histórico para o Grupo Hotéis Real, aliámos às nossas ações contínuas de promoção do destino Olhão, a primeira de muitas iniciativas de conservação da Ria Formosa e da sua riqueza ambiental, paisagística e cultural única”.
2014-070-limpeza-ria-032014-070-limpeza-ria-02