2014-079-Semana Crianca e Ambiente1A Semana da Criança e do Ambiente, que decorre no Jardim Pescador Olhanense até à próxima segunda-feira, 9 de junho, foi hoje visitada pelo presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina, acompanhado pelo diretor regional de Educação, Alberto Almeida. No local, conheceram o espaço onde cerca de 3000 crianças se divertem por estes dias e entregaram os prémios às escolas que conquistaram os primeiros lugares do concurso para elaboração de um cartaz sobre o tema “Conhecer para Proteger”.

Os alunos que conceberam o melhor cartaz sobre o tema “Conhecer para Proteger”, tendo como ideia de fundo a proteção do ambiente, e, como tal, conquistaram o primeiro lugar do concurso, frequentam a Escola EB1 Nº6, enquanto que o segundo lugar foi para a EB1 e JI da Fuseta e o terceiro para o JI Acampamento Azul, da ACASO.

As crianças ficaram contentes com os prémios, mas também com as brincadeiras de que têm podido usufruir ao longo destes dias e até à próxima segunda-feira (à exceção do fim de semana). Pelo recinto do Jardim Pescador Olhanense, é possível brincar aos jogos tradicionais (da macaca e do galo, fazer corrida de sacos ou puxar a corda), aprender noções de prevenção rodoviária, através de um circuito de trânsito instalado no local e coordenado por um agente da PSP, brincar nos insufláveis ou pintar o mural gigante que se encontra no espaço.

2014-079-Semana Crianca e Ambiente22014-079-Semana Crianca e Ambiente3

Durante estes dias é ainda possível aos mais pequenos – de todas as escolas (jardins de infância e 1º ciclo) públicas e privadas do concelho – levarem bonitas pinturas faciais para casa, participarem num circuito gímnico, assistirem a malabarismos e peças de teatro, aprender como se faz arqueologia ou como se deve comer de forma equilibrada, ouvir histórias na Hora do Conto, conhecer ao microscópio as asas, as patas e as antenas de uma abelha e, de uma forma geral, saber como ajudar a proteger o ambiente.

Marcam presença nesta feira, para além da Divisão de Educação e Desporto do Município de Olhão, que coordena a Semana e promove muitas das atividades lúdicas, o Museu Municipal de Olhão, a AmbiOlhão, a Ecoteca/Casa João Lúcio, a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, o RIAS, a UCC Olhar+, do Centro de Saúde de Olhão e os Centros de Ciência Viva de Tavira e Faro, entre outras entidades.

2014-079-Semana Crianca e Ambiente42014-079-Semana Crianca e Ambiente52014-079-Semana Crianca e Ambiente62014-079-Semana Crianca e Ambiente7