2014-087-Mostra SaboresDecorre entre 16 a 22 de junho a II Mostra de Sabores de Olhão, cujo tema é o mexilhão. Com a participação de 24 restaurantes, a Mostra conta também com um Show Cooking, levado a cabo pelo Curso de Cozinha e Restauração da Escola EB2/3 João da Rosa, no dia 22, entre as 11h00 e as 12h30, junto aos Mercados de Olhão. A parceria entre a Câmara Municipal de Olhão, Mercados e Companhia de Pescarias do Algarve, dá a conhecer as inúmeras utilizações deste molusco bivalve.

A Câmara Municipal de Olhão organiza durante sete dias, com a colaboração da Companhia de Pescarias do Algarve e da empresa municipal Mercados de Olhão, a II Mostra de Sabores de Olhão, onde o mexilhão é o ingrediente principal para a apresentação de uma série de pratos. Durante a semana de 16 a 22 de junho, os restaurantes de Olhão receberão os seus visitantes e habitantes com pratos deliciosos e originais confecionados maioritariamente com mexilhão.

O mexilhão é ‘produzido’ pela Companhia de Pescarias do Algarve em grande quantidade ao largo da Ilha da Armona (Olhão), numa estação piloto, sendo a sua comercialização feita principalmente para Portugal e Espanha. Não sendo muito habitual o seu uso na gastronomia local, quer-se desta forma dar-lhe novas utilizações e sabores. Aos restaurantes aderentes são fornecidos diariamente por esta empresa cinco quilos diários de mexilhão, para confeção dos seus pratos.

Este ano, os pratos sugeridos pelos 23 restaurantes voltam a fazer crescer água na boca. Os restaurantes e pratos a apresentar são os seguintes: Adega da Marina (Mariscada), O Bioco (Escabeche de Mexilhão com Croutons de Xarém), Carlos e Helena (Mexilhão à Bolhão Pato, Mexilhão à Casa e Mariscada), Café e restaurante Estrela do Mar (Mexilhão à Estrela do Mar e Mexilhão com Molho Verde), Catedral do Marisco (Mexilhão à Bolhão Pato, Mexilhão à Espanhola e Mexilhão Recheado), Doca’s Pizza (Mexilhão ao Bafo e Fettucini de Mexilhão e Anchovas), Gosto Disto (Mexilhão à Gosto Disto), Grupo Naval de Olhão (Moulles Mariniere), O Horta (Mexilhão à Horta), Kinkas (Mexilhão à Formosa com Alho e Coentros, Açorda de Mexilhão e Mexilhão ao Natural), O Lagar (Mexilhão à Lagar), Marisqueira Amador (Mexilhão à Espanhola, Mexilhão à Bolhão Pato e Mexilhão na Chapa com Limão), O Livramento (Mexilhão à Espanhola, Mexilhão à Bolhão Pato e Esparguete com Mexilhão), Orangerie (Mexilhão Salteado com Lima e Tomilho, Salada de Mexilhão com Alperce Laminado, Rabanete e Vinagreta, Linguini com Mexilhão e Relish de Azeitonas e Cataplana de Peixe e Mexilhão), Real Marina Hotel & Spa (Mexilhão à Bolhão Pato e Salada de Mexilhão com Pimento Vermelho e Cebola Roxa) Prazeres (Arroz de Mexilhão e Mexilhão à Prazeres), Sabores do Churrasco (Mexilhão à Casa, Mexilhão à Bolhão Pato), Sabores da Ria (Salada de Mexilhão e Mexilhões Recheados Gratinados), 7Imeio Wine Bar (Escabeche de Mexilhão, Linguini Nero com Mexilhão Coentrado, Mexilhão Gratinado com Presunto e Queijo da Serra e Tempura de Mexilhão no Espeto), Tacho à Mesa (Mexilhão à Bolhão Pato e Mexilhão à Espanhola), Tasca O Galo (Mexilhão à Galo e Tarteletes de Mexilhão), Tapas e Lendas (Sopa de Mexilhão e Tomate e Moulles à Belge) e Terraimar (Mexilhão à Terraimar). É só escolher!