2014-090-Dia do Municipio1A inauguração do Caminho das Lendas e dos largos do centro histórico de Olhão foi um dos pontos altos das comemorações do Dia da Cidade que ontem, 16 de junho, se assinalou. Também a inauguração do Ecocentro do Concelho e a sessão solene foram momentos para recordar neste dia de festa para os olhanenses.

“A Floripes, certamente, vai tornar-se um ex-libris da cidade de Olhão”, acredita o seu escultor, o artista Leonel Moura, que ontem, no Dia da Cidade de Olhão, acompanhou o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, numa das mais importantes iniciativas deste dia: a inauguração do Caminho das Lendas, na zona histórica de Olhão.

O autor, que justificou a criação das esculturas de Floripes (Praça Patrão Joaquim Lopes) e do Menino dos Olhos Grandes (Largo do Carolas), disse que apesar de trabalhar com tecnologia e inovação, neste caso, e depois de conhecer as lendas associadas aos largos, ao criar arte para estes espaços públicos quis “que as pessoas compreendessem o que vêem e que tenha a ver com a temática”, e é o que acontece nos dois largos que exibem esculturas.

“As cidades precisam muito de pontos de referência, para que as pessoas que as visitam saibam o que ali há. Também estas esculturas vão tornar-se uma referência para Olhão, “apesar de no início as pessoas poderem dizer que não gostam”, disse o artista, ao mesmo tempo que explicava a forma de criação das duas esculturas por si idealizadas. Para além dos dois largos já referidos, foram também inaugurados os Largos João da Carma, a que está associada a Lenda do Arraúl, e o Largo do Gaibéu que apresenta a Lenda do Mouro Encantado.

“Esta é uma forma de se mostrar um pouco da singular história de Olhão. Com o Caminho das Lendas, turistas e olhanenses poderão conhecer melhor a zona histórica da cidade”, garantiu o presidente da autarquia olhanense, durante estas inaugurações. “Esta é mais do que uma obra de requalificação, juntámos também a nossa história”, testemunhou António Miguel Pina, que antes presidiu à cerimónia do hastear das bandeiras em frente aos Paços do Município e depositou uma coroa de flores no Largo da Restauração, em homenagem aos heróis de 1808.

O Ecocentro de Olhão, localizado na Zona Empresarial de Marim e também inaugurado no Dia da Cidade, é o local onde a partir de agora será possível concentrar os resíduos recicláveis recolhidos pelos serviços da empresa AmbiOlhão ou por particulares que podem depositar neste local, de forma gratuita, cartão, vidro, plástico, verdes, entulho ou pneus, entre outros. Evitando as deslocações regulares à estação de transferência de S. João da Venda, será possível encurtar distâncias e poupar energia, uma vez que os resíduos só serão direcionados para esse espaço quando os contentores do Ecocentro estiverem cheios.

2014-090-Dia do Municipio22014-090-Dia do Municipio3

Se durante a tarde foi inaugurada, na Galeria da Biblioteca Municipal de Olhão, a exposição coletiva de pintura do Centro de Pintores Olhanenses, orientado pelo mestre Martins Leal, que estará patente até 30 de junho, a sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho realizou-se ao final da manhã e teve casa cheia. O presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, referiu que existem “projetos para continuar a fazer crescer e acontecer em Olhão num futuro próximo. Não será uma tarefa fácil, mas tal como os nossos antepassados, iremos lutar para conseguir trazer ao nosso concelho mais economia, mais emprego e mais desenvolvimento”. O autarca lembrou que, apesar do decréscimo da receita que implica, “em Olhão, reduzimos o IMI, tivemos um decréscimo de mais de um milhão de euros, mas desagravou a carga fiscal a todos os que vivem em Olhão”.

António Miguel Pina anunciou também que em relação aos esgotos na Ria Formosa, apesar de não ser um problema de fácil resolução, “estão minimizadas em cerca de 80 por cento as descargas no Cais T. Assumimos a nossa parte na resolução do problema, tendo iniciado o plano de ação para melhorar a rede de pluviais e as descargas ilegais”. O autarca referiu ainda a criação de dois regulamentos (atribuição de casa e apoio à renda), dizendo que é preciso “enquadrar de forma clara e transparente todas as novas situações e responsabilizar quem usufrui de bens pelos quais terá de zelar”.

2014-090-Dia do Municipio42014-090-Dia do Municipio5

A reabilitação urbana é outra das prioridades deste executivo, garantiu o autarca olhanense, dizendo que “até final do ano vamos apresentar um conjunto de medidas que passam, nomeadamente, pelos incentivos fiscais e uma estratégia de promoção, com a criação de uma área delimitada”.

Antes de terminar o seu discurso, António Miguel Pina anunciou ainda que “a reabilitação da frente ribeirinha na zona poente, onde hoje existem as oficinas municipais, já tem financiamento do FEDER assegurado. Falta-nos, para concluir a mudança destes serviços, conseguirmos outros financiamentos de pequena monta, pelo que contamos ter este projeto finalizado muito em breve”.

2014-090-Dia do Municipio62014-090-Dia do Municipio7

Na sessão solene, onde foram medalhados olhanenses ilustres e antigos autarcas e distinguidos funcionários com 25 anos de serviço e alunos com as melhores notas do ano letivo anterior, o presidente da Assembleia Municipal, Daniel Santana, salientou que “cabe aos políticos deste concelho adotarem uma atitude de diálogo em que o concelho seja colocado acima dos interesses partidários”, destacando ainda que Olhão “está a recuperar algum do tempo perdido apostando, e bem, no turismo, mas temos de continuar a apostar em estratégias de criação de emprego e a Ria e a nossa história são ativos de que não podemos prescindir”.

Para ler o discurso do presidente do Município, clique aqui.