2014-113-vrsa-01A Câmara Municipal de Olhão e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) criaram e apresentaram ontem, em VRSA, o programa «Cuidar», uma forma inovadora de partilha e otimização de recursos que permitirá dar uma resposta mais rápida e próxima aos problemas de saúde dos munícipes de ambos os concelhos algarvios.

A medida permite dar um passo em frente na implementação de redes intermunicipais de cuidados de saúde, desenvolvendo um novo modelo assente em políticas de proximidade que otimizará recursos e responderá aos problemas reais das populações.

Nesta primeira fase, o programa está centrado nas patologias ligadas à área da oftalmologia, tendo em consideração o novo aumento das listas de espera nesta especialidade, que ultrapassa atualmente os dois anos no sul do País.

Para beneficiar do «Cuidar», os munícipes deverão inscrever-se na Divisão de Ação Social da autarquia de VRSA, a partir desta semana, e na autarquia de Olhão, a partir de 28 de julho. As consultas decorrerão depois nos Serviços Municipais de Saúde de Olhão, que funcionarão num espaço cedido pelo Centro de Saúde de Olhão à Autarquia. Espera-se que o programa venha a atender cerca de 100 pessoas/mês.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, "o programa «Cuidar» é um alerta para as deficiências do Serviço Nacional de Saúde e representa uma iniciativa histórica e um virar de página na gestão autárquica".

"Fechar os olhos ao que se passa com as listas de espera é fechar os olhos aos problemas das pessoas. Não podemos ficar de braços cruzados quando a situação dos serviços de saúde públicos no Algarve é preocupante", nota Luís Gomes.

2014-113-vrsa-02
Para António Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, o «Cuidar» é a prova de que "tratar das pessoas não tem partidos nem cores políticas", referindo-se ao facto de o programa estar a ser implementado por autarcas eleitos por forças partidárias opostas.

"O que nos preocupa é cuidar das pessoas. Não podemos dormir descansados quando há munícipes que precisam de tratamentos médicos a que o Serviço Nacional de Saúde não dá resposta", continua o autarca Olhanense.

No futuro, o «Cuidar» irá estender-se a outras especialidades, podendo vir a agregar mais concelhos a esta rede de cuidados de saúde que se quer próxima das pessoas e das famílias.

Os custos da rede serão divididos pelos dois municípios, que terão ao seu serviço um médico oftalmologista que fará a triagem dos casos mais urgentes.
Pretende-se que o programa se dirija preferencialmente a pessoas com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional ou que não dispõem de capacidade para suportar os custos dos tratamentos numa unidade privada.

Recorde-se que o município de VRSA foi pioneiro no envio de pacientes a Cuba, em 2007, altura em que, em Portugal, esperava-se 4 anos para conseguir uma consulta de oftalmologia e aproximadamente 8 anos para uma operação às cataratas.

2014-113-vrsa-03