2014-123-1 Festival Pirata de Olhao siteUm Festival Pirata é o que o Município de Olhão propõe para os dias 19, 20 e 21 de agosto, no Jardim Patrão Joaquim Lopes, a partir das 18h00, precisamente junto ao mar onde muitos olhanenses, em tempos idos, se mostraram valentes e conquistaram a sua liberdade frente aos ocupantes.

O 1º Festival Pirata de Olhão, que decorre junto à Zona Ribeirinha da cidade, durante três dias, promete trazer o bulício e a azáfama mercantil dos cais, com marinheiros, carregadores, mercadores, soldados e vendedeiras. Pois é, entre hoje, 19, e 21 de agosto, a zona ribeirinha de Olhão é “invadida” por piratas, convidando-se o público a envolver-se no ambiente do dia a dia do século XVIII.

Haverá, entre as várias atividades previstas, mercado pirata, treinos de armas, malabares de fogo e pirotecnia, ciganos, saltimbancos e artistas que montam o circo na cidade, o julgamento dos piratas, a entrada régia com cortejo histórico para a receção a D. João V, leilão de escravos ou a leitura pública do Compromisso Marítimo de Olhão e muito mais.

Das 18h00 às 24h00, com entrada gratuita, será muita a animação a acontecer de 19 a 21 deste mês, onde se viverá a época dourada da pirataria, numa organização da Câmara Municipal de Olhão e da Fesnima, em parceria com a Viv’Arte e o apoio do Fórum Algarve e da Rua FM.