2015-141-clube-oriental-de-pechao-titulos-nacionais-02No Campeonato Nacional de Juvenis, que decorreu no final de junho em Fátima, os atletas do Clube Oriental de Pechão (COP) – Iniciados e Juvenis –, pela primeira vez no mesmo campeonato conquistaram quatro títulos como campeões nacionais (três individuais e uma estafeta).

Uma das atletas em destaque foi a Iniciada Fatoumata Diallo que obteve o título nos 300 metros planos (40,58), assim como a medalha de bronze nos 200 metros (25,69), conquistando assim dois recordes regionais; contribuiu igualmente de forma significativa para a conquista da Medalha de Ouro da Estafeta Medley: Carla Unguêm fez os 100 metros; Emaly Barbosa os 200 metros; Inês Farias os 300 metros e Fatoumata os 400 metros, obtendo 2.23,26 (novo recorde do Algarve). Com estes resultados, Fatoumata Diallo está pré-convocada para o Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que se realiza em Tiblisi (Geórgia) no final de julho.

Nos 5.000 metros marcha, o COP conquistou os dois títulos (feminino e masculino). Carolina Costa realizou 25.41,00 (atleta que já tem mínimos para a participação no Campeonato do Mundo de Juvenis, que decorrem em Cali (Colômbia), neste mês de julho, aguardando ser selecionada, e Rodrigo Marques fez 23.48,95.

Coletivamente, o COP obteve uma das melhores classificações de sempre para o atletismo algarvio, tendo a equipa feminina conquistado um honroso 4º lugar (73 pontos), logo atrás do Benfica (185 pontos); Vidigalense-Leiria (139,5 pontos); e Sporting (94 pontos).

Neste campeonato nacional participaram 14 atletas do COP, todos com muito bons resultados. Para além dos já citados, destaque ainda para as prestações de Ana Pateira, Andreia Pimenta, Catarina Guerreiro, Lúcia Santos, Ednice Barros, Ana Vicente, Bruna Colónia, Tatiana Cabecinha e Aires Rodrigues.

Equipa feminina em 5º lugar na 2ª Divisão

2015-142-equipa-feminina-segundo-lugar-na-segunda-divisaoTambém no Campeonato Nacional de Juvenis (2ª Divisão), que se realizou em meados de junho em Vagos (Aveiro), o COP alcançou um brilhante quinto lugar.

Com uma equipa muito jovem (7 atletas juvenis, dos quais 5 de 1ºano e 4 atletas juniores e apenas 3 atletas seniores), graças ao empenho e entrega de todas as praticantes, que procuraram sempre superar os seus limites, foi possível chegar a um honroso quinto lugar nacional, com um recorde regional e cinco recordes pessoais.

Ana Cabecinha esteve em destaque com duas vitórias (5.000 metros e 3.000 metros planos); Edna Barros venceu os 3.000 metros marcha e foi 6ª nos 800 mettros; Ana Pateira foi 7ª nos 400 metros barreiras; Andreia Pimenta 7ª nos 100 metros barreiras; Carina Rodrigues 6ª no dardo; Carla Unguêm 8ª nos 100 metros e 7ª nos 200 metros; Catarina Guerreiro 5ª nos 1.500 metros; Catarina Marques 6ª no comprimento e 4ª no salto com vara; Cláudia Pereira 6ª no lançamento do martelo e 4ª no peso; Emaly Barbosa 7ª nos 400 metros; Lúcia Santos 4ª no disco; Marta Vargues 4ª no salto em altura e 4ª no triplo salto; Vanessa Conduto 6ª nos 3.000 metros obstáculos; na estafeta 4x100 metros as atletas Ana Pateira, Andreia Pimenta, Inês Guerreiro e Carina Rodrigues conquistaram o 6º lugar e na estafeta 4x400 metros ficaram em 50 Edna Barros, Marta Vargues, Catarina Marques e Emaly Barbosa. Na 1ª fase também participaram Janice Conceição e Laura Leal.

O Município de Olhão dá os parabéns a todos os atletas do COP pelos brilhantes resultados recentemente conquistados.

2015-141-clube-oriental-de-pechao-titulos-nacionais-01