2015-159-Lidia JorgeEm agosto, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, vai estar patente a obra da escritora Lídia Jorge. A autora, algarvia, é uma consagrada e premiada escritora de destaque internacional, sedo uma das suas últimas conquistas o Prémio Literário Vergílio Ferreira, atribuído em janeiro.

Romancista por excelência, Lídia Jorge escreveu o seu primeiro livro em 1980, “O Dia dos Prodígios”, que ainda atualmente é constantemente referido como uma das suas obras de referência. São também marcantes, por exemplo, “A Costa dos Murmúrios”, “O Vale da Paixão”, “Notícia da Cidade Silvestre” ou “Marido e Outros Contos”. Os seus últimos trabalhos foram “Os Memoráveis” e “O Organista”, editadas pela Dom Quixote.

Com obras traduzidas em dezenas de países, Lídia Jorge é algarvia, natural de Boliqueime, onde nasceu em 1946. Licenciada em Filologia Românica, lecionou durante grande parte da sua vida. Foi professora em Angola e em Portugal. Está aposentada integrando, contudo, o conselho geral da Universidade do Algarve.

A sua vasta e importante obra literária estará patente no átrio da Biblioteca Municipal José Mariano Gago durante todo o mês de agosto entre 10h00 e as 17h00 de segunda a sexta feira.