2015-176-Passeios Senior1A Câmara Municipal de Olhão volta a proporcionar aos seus munícipes que tenham 60 ou mais anos os já tradicionais “Passeios Sénior”. A escolha do Município para as visitas de outono, que decorrem em setembro e outubro, recaiu na vila alentejana de Almodôvar.

Os interessados nos “Passeios Sénior” Outono 2015 devem dirigir-se às juntas de freguesia da sua área de residência para se inscreverem. Assim, no dia 1 de setembro decorrem as inscrições na Fuseta, no dia 2 em Pechão, a 3 em Olhão, no dia 4 em Quelfes e no dia 7 em Moncarapacho. Se alguns interessados não puderem fazer a sua inscrição nos dias indicados, podem dirigir-se na semana seguinte à Divisão de Educação da Câmara Municipal de Olhão e, mediante disponibilidade, fazer a respetiva marcação.

O primeiro passeio será a 15 de setembro e o último a 23 de outubro. No total, serão feitas 12 viagens até à vila de Almodôvar – Terra de Sapateiros, prevendo a Câmara Municipal de Olhão proporcionar um dia diferente a mais de 600 pessoas. Depois de oito destinos ao sul do País, sempre diferentes, e de três viagens à vizinha Andaluzia, surge agora a oportunidade de descobrir Almodôvar.

A vila alentejana foi, sobretudo nas décadas de 40 a 70 do século passado, a capital da indústria do calçado artesanal, daí a denominação de terra de sapateiros. Em sua homenagem foi erguida uma estátua gigante. A vila sofreu igualmente influências dos povos que passaram pela Península Ibérica, marcas que ainda resistem e que podem ser visitadas, como a ponte medieval, as suas igrejas ou o seu convento. Motivo de interesse redobrado para participar nestes passeios é também a gastronomia típica deste concelho do Alentejo.
2015-176-Passeios Senior2