2015-236-dia-da-bliblioteca-escolarOutubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e hoje, 26, o Dia da Biblioteca Escolar em Portugal. Para assinalar estes dois eventos, as técnicas do setor infantil da Biblioteca Municipal de Olhão deslocam-se às salas do pré-escolar das escolas do concelho para o conto da história “O Rabo do Rato”, de António Torrado.

Será feita uma abordagem criativa a partir da leitura do conto, que proporcionará aos mais pequenos o contacto com o livro.

Considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, António Torrado possui uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos. O autor reconhece a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promoção da liberdade de expressão e o respeito pela diferença. António Torrado utiliza com frequência o humor em algumas das suas histórias.

Assim, terça feira, dia 27, será visitado o Jardim de Infância N.º 6, do Agrupamento João da Rosa; no dia seguinte, 28, o Jardim de Infância N.º 4 e na quinta, dia 29, o Jardim de Infância N.º 7, ambos do Agrupamento Professor Paula Nogueira.

O Dia da Biblioteca Escolar, que hoje se assinala, tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.

Este é também o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas também das atividades que aí se desenvolvem.

O MIBE representa uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.

O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é: A Biblioteca Escolar é Super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).