2015-240-primeira-convensao-Jogos-de-QuelfesÉ já na próxima sexta-feira, 6 de novembro, a partir das 9h30, que a cidade de Loulé acolhe a I Convenção Jogos de Quelfes. A Sala da Assembleia Municipal, Edifício Engº Duarte Pacheco, recebe um evento subordinado ao tema “Viver o Olimpismo” e que pretende ser o momento de lançamento da próxima edição destes Jogos, iniciativa que tem por objetivo a promoção dos ideais olímpicos junto dos alunos do 1º Ciclo.

A sessão de abertura irá contar com a presença do autarca anfitrião, Vítor Aleixo, Luís Gomes da Costa, presidente da Academia Olímpica de Portugal, Francisco Manuel Marques, delegado regional de Educação do Algarve, Luís Romão, delegado regional do IPDJ, e Emídio Lourenço, coordenador regional do Desporto Escolar.

No arranque da Convenção, o responsável máximo da Academia Olímpica de Portugal, Luís Gomes da Costa, irá falar sobre esta estrutura fundada em 1986, centrada no estudo do fenómeno olímpico e na promoção e divulgação dos valores associados ao Olimpismo, que integra o Comité Olímpico de Portugal.

Pelas 10h30, Paulo Farinho, chefe de Divisão de Desporto e Educação, traz a lume o tema “Modelo Jogos de Quelfes enquanto mecanismo de intervenção das autarquias, ao nível da promoção do desporto escolar no 1º Ciclo do Ensino Básico”.
Na segunda parte, Custódio Moreno, do agrupamento de Escolas João da Rosa (Olhão) vai falar, a partir das 11h30, sobre o tema “Viver o Olimpismo – Uma Experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico”.

E antes do encerramento, o fundador dos Jogos de Quelfes e membro do Conselho Diretivo da Academia Olímpica de Portugal, Gustavo Marcos, vai fazer uma apresentação dos VII Jogos de Quelfes enquanto corolário de uma vivência olímpica.

De acordo com a organização, esta Convenção “será um momento muito enriquecedor, não só pela qualidade dos convidados já confirmados e do conteúdo das apresentações, como do ponto de vista da promoção de tão importante filosofia de vida como é o Olimpismo”.

A 7ª edição dos Jogos de Quelfes decorre de 9 a 23 de abril de 2016 mas ao longo do primeiro trimestre do ano estão previstas atividades preparatórias para esta grande festa do desporto escolar, nomeadamente a “Estafeta Chamada para os Jogos” (5 de janeiro a 18 de fevereiro) que irá passar pelos concelhos envolvidos neste projeto.

Celebrados pela primeira vez em 2010, com raízes nas provas atléticas para crianças, disputadas em Quelfes desde tempos imemoriais, este festival constitui um importante ponto de encontro para as diferentes comunidades escolares locais servindo, simultaneamente, de estímulo à aprendizagem olímpica e à troca de boas práticas educativas.

Os Jogos de Quelfes são um movimento que se dedica à promoção da dimensão humanista do Olimpismo, modelos de desporto inclusivo e motivante, a dieta mediterrânica, a proteção do ambiente sustentabilidade e apologia da paz, através de um encontro desportivo e cultural. Este movimento é superintendido pelo Comité Internacional Jogos de Quelfes (International Quelfes Games Committee) que desenvolve o seu trabalho em Portugal através da Associação Jogos de Quelfes Portugal, colaborando com a Academia Olímpica e o Comité Olímpico de Portugal, entre outros, em iniciativas várias.

Da Comissão Organizadora fazem parte os municípios algarvios de Loulé, Faro, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira, aos quais se juntaram mais recentemente Ayamonte e Vila Real de Santo António, a Academia Olímpica e o Comité Paralímpico de Portugal, Academia Olímpica Espanhola, o Desporto Escolar, a DREALG, o IPDJ, as associações de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Canoagem, Esgrima, Futebol, Natação e Vela do Algarve e a Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve. Os parceiros universitários são a Universidade do Algarve e a Universidade Pablo de Olavide – Centro de Estudos.