2015-252-loule-1a-convencao-jogos-de-quelfesDelegações de municípios e agrupamentos de escolas de todo o Algarve, de Aljezur a Castro Marim, reuniram-se na passada sexta feira, dia 6 de novembro, na Assembleia Municipal de Loulé, no âmbito da I Convenção Jogos de Quelfes.

Vitor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé e anfitrião do evento, deu o mote para uma reflexão mais profunda acerca do papel que os Jogos de Quelfes têm vindo a desempenhar e podem aprofundar enquanto movimento de difusão de uma filosofia de vida - o Olimpismo - que apesar de desconhecida de muitos, é capaz de influenciar positivamente aquilo que é a aprendizagem para a cidadania e para o futuro de uma sociedade mais justa, equilibrada e fraterna.

No geral, as diversas comunicações convergiram na necessidade de promover o Olimpismo enquanto motor de desenvolvimento pessoal e social, nomeadamente junto da população escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Anunciadas foram ainda as datas da 2.ª Edição da Estafeta «Chamada para os Jogos» (que em 2016 pretende percorrer o Algarve e alguns concelhos do Baixo Alentejo), com início dia 7 de janeiro, na mítica EB1 de Marim e término a 18 de fevereiro, em Ayamonte, e para os VII Jogos de Quelfes (9 a 23 de abril), cuja cerimónia de abertura está já marcada para a cidade de Tavira.

O trabalho desenvolvido no âmbito desta I Convenção Jogos de Quelfes pode ser consultado e descarregado em https://pt.scribd.com/collections/15130784/I-Convencao-Jogos-de-Quelfes-Loule-2015.