Na próxima segunda feira, dia 28 de março, é dia de ida até ao Cerro da Cabeça, na freguesia de Moncarapacho. Esta festa de cariz popular acontece sempre na segunda feira de Páscoa e está enraizada na população há mais de sete décadas.

2016-075-cerro-da-cabeca
É tradicional ver famílias, amigos ou grupos organizados, subirem ao cerro com o respetivo farnel, onde o folar não pode faltar. Para além de outros petiscos, há também quem aproveite para comer os primeiros caracóis do ano. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Olhão e é organizada pela União de Freguesias Moncarapacho-Fuseta. A animação musical estará a cargo de Cristiano Martins.

O Cerro da Cabeça tem 249 metros de altura e é considerado pelos geólogos um monumento natural, devido ao valor das suas formações cársicas. Quanto à origem da ida ao Cerro em tempo de Páscoa, ela remonta aos anos 40 do século passado. Ao longo dos anos a tradição tem vindo a manter-se, mas gradualmente perdendo adeptos. A União de Freguesias Moncarapacho-Fuseta volta a apostar nesta festa para que ganhe um novo fôlego.