Numa edição da Liga dos Combatentes – Núcleo de Olhão, a última obra de João Peres, “Memórias: Combatentes na Guerra do Ultramar” será lançado no próximo sábado, 2 de abril, às 15h30, na Biblioteca Municipal de Olhão José Mariano Gago. Antes, às 15h00, é inaugurada uma exposição de fotografia sobre o tema.

2016-084-livro-memorias-guerra-ultramar-01

Esta publicação, refere o seu autor, “pretende ser um contributo para deixar “memória” nas bibliotecas públicas e muito especialmente no seio das famílias dos intervenientes”.

Aqui fala-se da nefanda guerra do Ultramar para revelar as condições, os perigos, as vicissitudes, os desgostos, a camaradagem, o heroísmo, que os militares das Forças Armadas viveram em cenários dramáticos nos territórios de Angola, Guiné e Moçambique.

Hoje, vive-se em paz, está longe o tempo da guerra, da mobilização, da partida para a África e da incerteza do regresso.

“Os combatentes do Ultramar merecem o maior respeito das gerações pós 25 de Abril, que devem identificar-se com estes testemunhos e prestar um sentido reconhecimento a tanto esforço, a tanto sacrifício, a tantos mutilados e a todos os que caíram no teatro de guerra ou por sua causa”, refere João Peres a propósito desta obra.

Antes da apresentação do livro, pelas 15h00, será inaugurada a exposição de fotografia “Na Guerra do Ultramar”, no espaço da Galeria da Biblioteca.

2016-084-livro-memorias-guerra-ultramar-02

2016-084-livro-memorias-guerra-ultramar-03