Iniciam-se amanhã, sábado, 9 de abril, no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, os VII Jogos de Quelfes. Trata-se do maior e mais emblemático evento de promoção do Olimpismo junto do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal e é um dos poucos a nível mundial a contar com o apoio da Academia Olímpica Internacional.

2016-099-abertura-jogos-de-quelfes

Para a cerimónia de abertura esperam-se momentos de grande emoção com o coro lírico do Teatro Nacional de S. Carlos a interpretar temas olímpicos ou a chegada da chama no final, transportada por estafeta desde o coração do Parque Natural da Ria Formosa, em Marim (Olhão).

As atividades desportivas, repartidas em eventos familiares (onde pais e filhos juntam esforços), escolares e de desporto adaptado, iniciam-se logo no domingo, dia 10, prolongando-se até ao próximo dia 23, data prevista para o encerramento em Loulé, no Pavilhão Municipal.

Em Olhão, o dia 10 será repleto de atividades: ciclismo/BTT às 10h00 no Circuito de Manutenção de Pinheiros de Marim (organização do Município de Olhão e do Núcleo Sportinguista “Os Leões de Olhão”), uma caminhada, também às 10h00 no mesmo local (organização do Município de Olhão) e duatlo atletismo/canoagem, a partir das 14h30, na Avenida 5 de Outubro e na Ria Formosa (organização da Junta de Freguesia de Olhão).

O lenço grego, a 20 de abril, às 10h00 na Escola Secundária de Olhão (organização do Município de Olhão) encerra as participações do concelho nestes Jogos de Quelfes.

Ao todo são 13 as modalidades – andebol, atletismo, basquetebol, boccia, canoagem, ciclismo BTT, duatlo, equitação adaptada, futebol, lenço grego (introdução à luta greco romana) natação, vela e voleibol – contempladas num evento que pretende romper com a tradicional dimensão comparativa e hierárquica do desporto, orientando a competição para uma lógica de superação pessoal e aprendizagem de valores.