O presidente da Câmara Municipal visitou na sexta feira, dia 3 de junho, o Jardim Pescador Olhanense, onde desde 31 de maio decorreu a edição de 2016 da Semana da Criança e do Ambiente, este ano subordinada ao tema “A Origem das Coisas”, uma organização conjunta da autarquia e da Ambiolhão, que assinala anualmente o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Ambiente.

2016-155-semana-da-crianca-e-do-ambiente-01
No dia de encerramento da iniciativa, António Miguel Pina visitou os stands das diversas instituições presentes, entregou os prémios do concurso de cartazes alusivos ao tema da Semana da Criança e do Ambiente e aproveitou ainda para contactar com as muitas crianças que se encontravam no Jardim Pescador Olhanense neste último dia.

“É sempre um prazer visitar a Semana da Criança e do Ambiente e constatar ao vivo como esta iniciativa, de uma forma lúdica, mas pedagógica, sensibiliza os mais novos para a causa da proteção ambiental. As crianças aprendem enquanto se divertem, a melhor forma de aprender nestas idades. Uma palavra também à magnífica equipa que, ano após ano, faz com que a Semana da Criança e do Ambiente seja um sucesso”, referiu o autarca.

Durante quatro dias, o Jardim Pescador Olhanense transformou-se num parque infantil gigante para receber a visita das cerca de 3 mil crianças dos jardins de infância e 1º Ciclo do concelho.

2016-155-semana-da-crianca-e-do-ambiente-02
2016-155-semana-da-crianca-e-do-ambiente-03
Não faltaram os insufláveis, palhaços, malabaristas, teatro, e os mais pequenos tiveram, ainda, oportunidade de desfrutarem de passeios a bordo do caíque Bom Sucesso.

A Semana da Criança e do Ambiente de Olhão contou com a presença dos Centros de Ciência Viva de Tavira e de Faro, da Agência Portuguesa do Ambiente, do RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, do Parque Natural da Ria Formosa, da ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, do Centro de Saúde de Olhão, de uma equipa de prevenção rodoviária da Polícia de Segurança Pública de Olhão, assim como dos Bombeiros e Proteção Civil municipais.

A Divisão de Educação e Desporto da Câmara Municipal idealizou um circuito de psicomotricidade, a Biblioteca Municipal levou até à Semana da Criança e do Ambiente a “Hora do Conto”, o Museu Municipal promoveu iniciativas relacionadas com arqueologia e a arquitetura cubista e a Casa da Juventude foi responsável por um espaço dedicado às pinturas faciais.

2016-155-semana-da-crianca-e-do-ambiente-04
2016-155-semana-da-crianca-e-do-ambiente-05
Em suma, foram muitos os motivos de diversão e aprendizagem para todos quantos visitaram a edição de 2016 da Semana da Criança e do Ambiente.

No que diz respeito ao concurso lançado junto das escolas, onde era pedida a elaboração de um cartaz alusivo ao tema do certame, “A Origem das Coisas”, o primeiro prémio foi conquistado pela turma A do 4º ano da Escola E.B. Nº 5.
O segundo lugar foi conquistado pelo Centro de Educação e Desenvolvimento Infantil “Porta Mágica”, da ACASO, e o terceiro pela turma B do 3º ano da Escola E.B. 1 Nº 6.

2016-155-semana-da-crianca-e-do-ambiente-06
2016-155-semana-da-crianca-e-do-ambiente-07
Houve ainda lugar para a atribuição do Prémio Criativo, que este ano foi conquistado pelo infantário “Os Meninos da Vila”, da Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho.

Todos os premiados foram contemplados com vales, destinados à compra de material escolar para os estabelecimentos de ensino.

2016-155-semana-da-crianca-e-do-ambiente-08
2016-155-semana-da-crianca-e-do-ambiente-09