Até dia 1 de novembro, a cidade de Santarém acolhe um dos mais importantes festivais gastronómicos do País, que este ano assinala a sua 36ª edição. Pela Casa do Campino, durante 12 dias, desfila o que de melhor Portugal tem para oferecer em termos gastronómicos, perante milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. A segunda feira, 31 de outubro, é dedicada ao Município de Olhão, com o marisco a ser rei à mesa.

2016-253-olhao-no-festival-gastronomia-santarem
O recinto abre pelas 12h00, e entre as 12h30 e as 15h00 o Município e Olhão, em parceria com os Hotéis Real, apresenta o seu primeiro livecooking à base de marisco, que se repete entre as 17h00 e as 18h00. Às 18h30, haverá um momento de degustação enogastronómica, onde os presentes terão oportunidade de provar as iguarias confecionadas e conhecer alguns dos vinhos produzidos na região algarvia.

Às 18h30, surgirá um novo momento de livecooking, sempre com o que de melhor a Ria Formosa tem para oferecer, seguido de degustação.

Entre outras iguarias, o Município e os Hotéis Real oferecem para degustação aos visitantes do Festival de Gastronomia, Gelado de Amêijoa à Bulhão Pato, Ceviche de Ostras com Leite Tigre, Rocha de Tinta de Choco com Espuma de Yuzo e Mix de Algas, Ouriço de Camarão Panado em Massa Fidena com Molho à Fragateira, Risoto de Citrinos com Vieiras “Leque” e Lagosta, Cataplana de Mariscos ou Robalo Corado com Xarém de Tomate e Amêijoa, Ar de Laranja, Molho de Bivalves e Algas.

Quem visitar o 36º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém neste dia terá também oportunidade de assistir à atuação do Rancho Folclórico de Moncarapcho, bem como da companhia de teatro olhanense A Gorda, que representam o concelho nesta passagem pelo Ribatejo.