O Município de Olhão esteve em destaque no 36º Festival Nacional de Gastronomia, que decorreu entre 21 de outubro e 1 de novembro em Santarém, este ano com o tema Sabores do Mar Português. Livecooking, teatro, etnografia e degustação de conservas preencheram um programa que deliciou os visitantes deste conceituado certame gastronómico.

2016-266-festival-de gastronomia-de-santarem-olhao-01
No dia dedicado a Olhão, segunda feira, 31 de outubro, o marisco foi rei à mesa, sempre bem acompanhado por outros ingredientes típicos da região, que foram dados a conhecer aos visitantes que acompanharam os vários momentos de livecooking.

Entre outras iguarias, o Município e os Hotéis Real ofereceram para degustação aos visitantes do Festival de Gastronomia gelado de amêijoa à Bulhão Pato, ceviche de ostras com leite tigre, rocha de tinta de choco com espuma de yuzo e mix de algas, ouriço de camarão panado em massa fidena com molho à fragateira, risotto de citrinos com vieiras “leque” e lagosta, cataplana de mariscos, ou robalo corado com xarém de tomate e amêijoa, ar de laranja, molho de bivalves e algas.

Houve ainda lugar para fazer jus à tradição conserveira de Olhão, com uma degustação e confeção de vários pratos à base dos patés e conservas produzidos pela Conserveira do Sul.

Em termos de animação, o Rancho Folclórico de Moncarapacho viajou de Olhão para mostrar aos visitantes a tradição etnográfica da região, tendo protagonizado várias atuações ao longo do dia.

O grupo de teatro olhanense A Gorda levou também à Praça do Petisco a peça “Mê menine, e a tu mãe?”. João Evaristo e Joaquim Parra os momentos mais divertidos do dia, com a audiência a rir das peripécias das personagens Zé e Janica.
O 36º Festival Nacional de Gastronomia constituiu, também, uma oportunidade para dar a conhecer aos milhares de visitantes o concelho de Olhão, nomeadamente os recursos naturais, atrações turísticas, arquitetura e, naturalmente, as suas gentes.

2016-266-festival-de gastronomia-de-santarem-olhao-02

2016-266-festival-de gastronomia-de-santarem-olhao-03