Thomas Bernhard é o Autor do Mês de dezembro na Biblioteca Municipal de Olhão. Até final do ano, a obra do escritor austríaco estará em destaque naquele espaço. A Biblioteca Municipal José Mariano Gago dá, assim, continuidade à iniciativa, que todos os meses enfatiza a vida e obra de um escritor de renome.

2016-285-autor-mes-amo-dezembro-thomas-bernhard
Niclaas Thomas Bernhard foi um escritor austríaco e é considerado um dos mais importantes autores germanófonos da segunda metade do século XX. Deixou uma obra considerável, que inclui 19 novelas e 17 obras teatrais, entre outros livros breves ou autobiográficos.

Nascido a 9 de fevereiro de 1931 em Heerlen, na Holanda, Bernhard era filho ilegítimo de Herta Bernhard e do carpinteiro Alois Zuckerstätter. Passou grande parte da sua infância com os avós maternos em Salzburgo, mas o casamento da sua mãe, em 1936, leva-o para Traunstein, na Baviera.

Apesar da pobreza e de todos os tumultos vividos pela família antes e durante a II Guerra Mundial, o avô, o escritor Johannes Freumbichler, apoiou sempre a sua educação artística.

Autor de livros como Verstörung (Perturbação), O Sobrinho de Wittgenstein, O Náufrago, Na Terra e No Inferno, ou O Fazedor de Teatro, Bernhard sempre foi considerado um escritor polémico, mantendo uma relação de amor e ódio com a Áustria. Este ressentimento é refletido no seu testamento, onde proíbe a encenação das suas peças em território austríaco.

O autor foi distinguido em 1970 com o prémio George Büchner, a mais importante distinção literária na Alemanha. Morreu aos 58 anos de idade, na sua casa em Gmunden, na Áustria.

Toda a bibliografia do autor existente na Biblioteca Municipal pode ser consultada através do catálogo online, em http://www.cm-olhao.pt/pt/catalogo-online.