Foi já divulgada pela Quercus a lista das praias com “Qualidade de Ouro” em 2017. No concelho de Olhão, e pela primeira vez, todas as praias conquistaram este galardão de qualidade ambiental: Armona-Mar, Armona-Ria, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria.

2016-163-hastear-bandeira-azul-e-dourada-2000px-150ppp-01
“Um motivo acrescido de satisfação”, frisa o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, lembrando que o concelho viu, há dias, todas as suas praias serem igualmente distinguidas com a Bandeira Azul.

O autarca regozija-se com mais esta distinção ambiental, sublinhando que “paulatinamente, as medidas que temos vindo a tomar em prol do Ambiente no concelho estão a dar frutos, como demonstram as distinções que as nossas praias obtiveram nos últimos dias. Recordo que a distinção de Qualidade de Ouro só é atribuída com base em dados recolhidos em cinco anos consecutivos, o que demonstra bem que estamos a colher os frutos do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos”.

António Miguel Pina conclui: “Para além da beleza única das nossas paisagens, Olhão oferece, cada vez mais, praias de qualidade ímpar, ambientalmente reconhecidas por instituições idóneas”.

A distinção Qualidade de Ouro classifica as zonas balneares que apresentam melhores resultados em vários critérios, como qualidade da água "excelente" nas cinco últimas épocas balneares ou resultados melhores do que o valor indicativo da diretiva comunitária sobre esta matéria, para as bactérias esterococos intestinais e escherichia coli.

A avaliação efetuada pela Quercus baseia-se em dados da Agência Portuguesa do Ambiente e “não inclui as águas balneares cuja classificação abranja menos de cinco anos, as que só recentemente tiveram os problemas de poluição resolvidos ou aquelas onde se tenha verificado, na última época balnear, uma análise de qualidade inferior à estabelecida como mínimo”, explica a associação ambientalista.