Foi inaugurado este sábado, dia 20 de maio, pelo presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, o renovado parque infantil da Fuseta, que sofreu uma intervenção profunda, inserida num conjunto de outras, a decorrerem neste tipo de equipamentos em todo o concelho.

2017-115-inauguracao-parque-infantil-fuseta-01
Num investimento de cerca de 200 mil euros, estão a ser intervencionados, para além do parque infantil da Fuseta, o do Bairro 28 de Setembro; o projeto contempla, ainda, a construção de dois novos parques infantis, na Quinta João de Ourém e no Circuito de Manutenção de Pinheiros de Marim, conforme anunciou o presidente da Autarquia.

António Miguel Pina aproveitou a ocasião para sublinhar a importância destas intervenções para a população do concelho: “Ao longo deste mandato, temos dado passos de gigante no sentido de dotar Olhão de espaços, novos ou requalificados, que proporcionem aos olhanenses o bem-estar e a qualidade de vida que merecem. Este conjunto de obras, quer nos parques infantis do concelho, quer no próprio Circuito de Manutenção de Pinheiros de Marim, é mais uma etapa desse percurso, que pretendemos continuar a trilhar”. O autarca prosseguiu: “ As nossas crianças merecem ter espaços de lazer condignos, onde se possam divertir em segurança”.

2017-115-inauguracao-parque-infantil-fuseta-02
O renovado parque infantil da Fuseta, localizado junto ao cais de embarque, mantém a área de jogo e recreio, de forma a assegurar o mesmo número de equipamentos anteriormente existentes e a garantir a área de segurança das crianças.
Os antigos equipamentos, que já não ofereciam condições de segurança, foram substituídos por um baloiço, uma mola, uma estrutura multifunções e um balancé de mola dupla.

No dia 1 de junho, será inaugurado o renovado parque infantil do Bairro 28 de Setembro. Neste equipamento, foi eliminada a areia existente na área de jogo e recreio e parte da área de lajetas de betão vermelho, de forma a ampliar a respetiva área de jogo.

Em termos de mobiliário urbano, foi implantada uma pérgula de madeira, de forma a fornecer sombra, e um conjunto de mesas e cadeiras. No que diz respeito aos equipamentos de recreio, os mais pequenos vão passar a dispor de um baloiço, um jogo multifunções composto por uma torre e um escorrega e um balancé com molas para 4 crianças.

2017-115-inauguracao-parque-infantil-fuseta-03
No dia 16 de junho, Dia da Cidade, será a vez da inauguração de dois espaços novos, na Urbanização João de Ourém e no Circuito de Manutenção de Pinheiros de Marim.

O primeiro, situado entre a Escola Professor Paula Nogueira e a Urbanização Quinta João de Ourém, inclui um espaço de jogo e recreio, que pretende colmatar as necessidades existentes até agora naquela zona em termos de espaços infantis.

Na área envolvente ao espaço de jogo e recreio, foi introduzida uma zona pedonal livre de obstáculos, de forma a facilitar a circulação de todos os utentes, designadamente daqueles que apresentem mobilidade condicionada. De forma a tornar o equipamento mais aprazível, foram também plantadas diversas árvores e introduzidos bancos em betão.

O equipamento infantil, de linhas contemporâneas, contempla uma estrutura multifunções, uma mola individual, uma mola oscilante de 3 postos, um baloiço e um escorrega.

Já o novo parque infantil do Circuito de Manutenção de Pinheiros de Marim, faz parte de um conjunto de intervenções mais profundas que aquele espaço de lazer tem vindo a sofrer, orçadas em cerca de 200 mil euros.

O equipamento, construído de raíz, contempla dois espaços distintos, destinados ao usufruto por parte de crianças de diferentes idades. É dotado de 1 baloiço, 3 molas, 1 mola tripla e 2 estruturas multiusos para diferentes idades.