O Movimento da Escola Moderna (MEM) promove esta sexta feira, dia 9 de fevereiro, pelas 17h30, uma conferência subordinada ao tema “Desenvolvimento sociomoral e autonomia: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna”, que acontece na Biblioteca Municipal José Mariano Gago.

2018-022-Movimento-Escola-Moderna
A ação destina-se a professores, educadores, técnicos, encarregados de educação, psicólogos e público em geral.

O MEM propõe-se construir, através da ação dos professores que o integram, a formação democrática e o desenvolvimento sociomoral dos educandos com quem trabalham, assegurando a sua plena participação na gestão do currículo escolar.

Assim, os educandos responsabilizam-se por colaborarem com os professores no planeamento das atividades curriculares, por se entreajudarem nas aprendizagens que decorrem de projetos de estudo, de investigação e de intervenção e por participarem na sua avaliação.

De acordo com o MEM, “esta avaliação assenta numa negociação cooperada dos juízos de apreciação e do controlo dos objetivos assumidos nos planos curriculares coletivos e nos planos individuais de trabalho e de outros mapas e listas de verificação do trabalho de aprendizagem, que servem para registo e monitorização do que se contratualizou em Conselho de Cooperação Educativa”.