Decorreu esta quinta feira, 4 de outubro, a assinatura do memorando estratégico que formaliza a criação no concelho de Olhão de uma incubadora de empresas de base tecnológica, fruto de uma parceria entre a autarquia e a Altice Labs, o ramo do Grupo Altice que se dedica à inovação.

2018-143-assinatura-procolo-altice-labs-01
Em causa está a implementação em Olhão de uma incubadora de investigação e desenvolvimento de produtos de base tecnológica, que surge na sequência de outros dois polos complementares à estrutura principal, na Universidade de Aveiro, situados em Viseu e no Funchal.

Na prática, este polo funcionará como uma plataforma a partir da qual empresas e desenvolvedores particulares poderão trabalhar em novas aplicações ou tecnologias que se enquadrem na estratégia de desenvolvimento do grupo Altice.

Esta parceria funcionará resultado de um encontro de sinergias: à autarquia compete proporcionar as instalações e dinamizar as entidades que vão avaliar as propostas que se candidatem; a Altice, por seu lado, contribuirá com todos os recursos à sua disposição, do financiamento ao know-how, passando pelo acesso das ideias de inovação, produtos e tecnologias que surjam a um mercado global.

2018-143-assinatura-procolo-altice-labs-02
“Um momento histórico para o concelho”, considerou o presidente da autarquia, António Miguel Pina, para quem é fundamental para o desenvolvimento do concelho “proporcionar aos nossos jovens a possibilidade de se fixarem na região, dando, assim, mais um ‘salto’ no crescimento do concelho”, que teve a sua origem na atividade piscatória, evoluiu para a indústria conserveira e, mais recentemente, assistiu ao evento do aumento da atividade turística.

Para o autarca, a Altice teve visão estratégica ao escolher Olhão, um concelho que dispõe de condições ótimas para a instalação de uma estrutura desta natureza: “Temos as condições de acolhimento, temos a proximidade de uma universidade e temos, agora, um parceiro estratégico importantíssimo para concretizar esta ambição de posicionar Olhão na dianteira das novas tecnologias”. Para essa escolha, concluiu António Miguel Pina, “muito contribuiu o trabalho desenvolvido pela autarquia junto da Altice”.

2018-143-assinatura-procolo-altice-labs-03
Conforme explicou o presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, “hoje concretizamos o compromisso para tornar realidade a nossa presença física no Algarve, em particular no município de Olhão, para estarmos aqui, ao lado dos olhanenses, a estabelecermos um laboratório colaborativo que vai desenvolver inovação e tecnologia, não apenas para esta região, mas para todo o mundo”.

Para o responsável da multinacional, o passo hoje dado em Olhão é “decisivo” para atrair e fixar “talento digital que, de forma sustentada, contribuirá para o crescimento da região”.

2018-143-assinatura-procolo-altice-labs-04
Um projeto que se tornará uma realidade no terreno a breve trecho, conforme revelou em primeira mão o presidente da autarquia olhanense. António Miguel Pina denotou o “bom andamento” do processo de criação das instalações da incubadora em Pechão, e fez votos de que “brevemente nos possamos encontrar de novo em Olhão, desta vez para a inauguração”.

2018-143-assinatura-procolo-altice-labs-05
Na cerimónia desta manhã, a Altice aproveitou, ainda, para entregar a cada um dos agrupamentos escolares do concelho um tablet, equipado com uma plataforma eletrónica que contem conteúdos pedagógicos, tutoriais, vídeos e exercícios “que permitem juntar a comunidade educativa e contribuir decisivamente para a modernização do sistema educativo”, nas palavras do presidente Executivo, Alexandre Fonseca.

“A Altice assume-se como parceiro de transformação, que tem que ter um enfoque particular na realidade educativa e nos modelos educacionais”, acrescentou o responsável.

Esta nova ‘ferramenta’ constituirá, para o presidente da autarquia, uma oportunidade para, “em conjunto com os agrupamentos escolares, criarmos uma consciência coletiva para a importância da aprendizagem em ambiente digital como fator de preparação para um mundo que é, cada vez mais, digital”.

Na cerimónia desta manhã foi, ainda, instituído um Conselho Estratégico de Inovação e Tecnologia, integrado por elementos da autarquia e da Altice, mas também por representantes de entidades com atividade relevante em diversas áreas da comunidade local e regional.

2018-143-assinatura-procolo-altice-labs-06

2018-143-assinatura-procolo-altice-labs-07