Uma delegação de responsáveis do município de Olhão, constituída pelo presidente, António Miguel Pina, e pelo vereador Carlos Martins, e da empresa municipal Ambiolhão, visitou na manhã desta quinta feira, 25 de outubro, as instalações da nova ETAR Faro-Olhão, cujo pleno funcionamento se aproxima a passos largos, estando a respetiva inauguração oficial prevista para dentro de sensivelmente um mês.

2018-154-etar-faro-olhao-1
Na visita de trabalho informal, a comitiva tomou conhecimento de que, desde esta madrugada, todos os efluentes da ETAR Olhão Poente já se encontram a ser encaminhados para a nova infraestrutura, que se encontra, nesta fase, a proceder à última fase de testes antes da inauguração formal.

“Uma ótima notícia para o concelho”, referiu o presidente da autarquia olhanense, António Miguel Pina, para quem “a entrada em funcionamento desta ETAR porá fim, de forma definitiva, aos constrangimentos que a antiga ETAR representava, uma vez que se encontrava obsoleta em termos tecnológicos e subdimensionada para a população que servia”.

“Atingimos, assim, um dos grandes desígnios deste mandato, anseio antigo da população e dos autarcas de Olhão e um equipamento fundamental para o incremento da qualidade de vida da população e dos turistas que visitam a região”, concluiu o autarca.

Tratou-se de um avultado investimento da Águas no Algarve, que envolve a construção da ETAR de Faro-Olhão e o Sistema Elevatório de Olhão-Faro, ultrapassando os 21 milhões de euros.

2018-154-etar-faro-olhao-2

2018-154-etar-faro-olhao-3