Tendo consciência da extrema importância da brincadeira livre para o desenvolvimento infantil, e de forma a melhorar os espaços exteriores dos jardins-de-infância, o Município de Olhão tem vindo a apostar na requalificação e substituição dos parques infantis dos jardins-de-infância das escolas EB1/JI Nº1 de Olhão (Largo da Feira), EB1/JI da Cavalinha e EB1/JI Nº4 de Olhão.

2019-014-substituicao-renovacao-parques-infantis-01
O investimento, superior a 60 mil euros, contemplou a aquisição e renovação de equipamentos de lazer e a substituição de pavimentos.

A aquisição dos vários equipamentos teve em consideração a área de implementação dos mesmos, tendo sido realizado um planeamento da sua distribuição nos vários espaços, de forma a garantir a potencialização da área disponível para a brincadeira e o lazer, mas também para a aquisição de capacidades físicas, mentais e sociais.

Foram ainda considerados critérios de paisagismo, de forma a garantir a harmonização destes espaços ao ar livre.

Assim, no âmbito dos jogos clássicos, foram adquiridos escorregas, para treinar a perceção espacial e promover a compreensão de altura e gravidade, providenciando às crianças um sentido positivo de risco; casinhas e painéis lúdicos, que proporcionam a realização de interações e habilidades sociais e jogos de escalada, que desenvolvem a coordenação motora e a visualização espacial.

Todos os equipamentos se encontram devidamente certificados pelas entidades competentes, de forma a garantir a máxima segurança nas brincadeiras.

2019-014-substituicao-renovacao-parques-infantis-02

2019-014-substituicao-renovacao-parques-infantis-03