Olhão comemorou este domingo, dia 16 de junho, o Dia da Cidade. O feriado municipal assinalou os 211 anos sobre o levantamento popular que, em 1808, aquando da ocupação francesa, culminou na expulsão das tropas napoleónicas de Olhão. As comemorações deste ano foram presididas pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

2019-103-comemoracoes-dia-da-cidade-de-olhao-01
A ocasião serviu de mote para o presidente da autarquia, António Miguel Pina, apresentar alguns projetos importantes para o concelho, nomeadamente o novo parque de estacionamento, que disponibilizará muito em breve, às portas do centro da cidade, perto de 600 lugares de estacionamento.

O equipamento, junto ao porto de pesca, nas antigas instalações da Bela Olhão, é o resultado de um investimento municipal que pretende ser mais uma solução de estacionamento, quer para olhanenses, quer para quem visita a cidade, particularmente no período de verão.

Como o autarca fez questão de sublinhar, “Olhão não tem problemas graves de estacionamento; temos, isso sim, que mudar mentalidades no que diz respeito à mobilidade urbana. Dispomos, neste momento, de 600 lugares de estacionamento numa zona estratégica, a partir da qual se pode chegar a qualquer ponto da cidade”.

António Miguel Pina anunciou, ainda, que o parque será servido, a breve trecho, por um circuito de transportes públicos que passará pela zona ribeirinha, criando, assim “um interface de transportes que dinamizará a mobilidade na cidade”, por um valor que não excederá os 2,5 € diários.

O investimento da autarquia na compra das antigas instalações da Bela Olhão será, também, rentabilizado com a transferência, no futuro, das oficinas e outros serviços técnicos para a parte do edifício que se encontra, ainda, por utilizar.

O Dia da Cidade motivou, igualmente, visitas a obras que encontram a decorrer, com destaque para a requalificação da Escola EB1 nº5, em Quelfes, o arranjo paisagístico do Jardim Horta Dr. Pádua e um conjunto de melhoramentos que se encontra a decorrer em todo o concelho, no âmbito do Programa Cuidar do Condomínio.

Uma vez concluída a intervenção, a escola ficará dotada com nove salas de aula, um novo edifício com refeitório, biblioteca, sala polivalente, sala multideficiência e uma nova sala de professores, num investimento de cerca de 1,6 milhões de euros.

Quanto ao jardim, com uma área de 4.500m2 e um investimento de 290 mil euros, contemplará uma grande área relvada, um anfiteatro, parque infantil, parque geriátrico, zona de manutenção, quiosque e esplanada.

Ainda durante a cerimónia do hastear das bandeiras, António Miguel Pina dirigiu-se aos Bombeiros Municipais e, a propósito da nova sede dos soldados da paz, adiantou que o projeto de 1,6 milhões de euros está concluído.

Outra entidade cuja nova sede vai ver a luz do dia em breve, “expectavelmente já no próximo ano”, é a Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Moncarapacho. “A empreitada já foi adjudicada e as obras têm início já em julho”, anunciou o autarca.

As comemorações do Dia da Cidade culminaram, como habitualmente, no Jardim Pescador Olhanense, onde Mariza protagonizou um concerto a que assistiram mais de 10 mil pessoas.

2019-103-comemoracoes-dia-da-cidade-de-olhao-02