Foi já divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa a lista de praias que ostentará a Bandeira Azul no ano de 2020. No concelho de Olhão, pelo quinto ano consecutivo, todas as praias do concelho – Armona-Mar, Armona-Ria, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria – hastearão este símbolo de reconhecimento de qualidade ambiental.

2020-077-bandeira-azul
O presidente da autarquia, António Miguel Pina, confessa-se satisfeito com a renovação destes galardões: “Mais uma vez, a totalidade das praias do concelho de Olhão foi galardoada. Esta é a prova cabal do trabalho reiterado e constante que tem vindo a ser feito em termos de preservação da qualidade ambiental nos nossos espaços balneares”.

Foram galardoadas, este ano, 360 praias - 322 costeiras e 38 fluviais - mais oito que em 2019.

Devido à pandemia de covid-19, o tema deste ano é "De volta ao mar, com a atitude de mudar".

A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes.

Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras entidades públicas e privadas.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.