Quem, por estes dias, for deixar os filhos à Escola do Largo da Feira, ou circular nas imediações, vai reparar numa sinalética diferente. Trata-se da implementação de uma zona Kiss & Ride, cujo objetivo é evitar o hábito da paragem de veículos em segunda fila junto às escolas para deixar os mais pequenos. Ao mesmo tempo, pretende-se garantir o máximo de segurança às horas de chegada e saída dos alunos.

2021-042-kiss-and-ride-guia-para-condutores-olhao-01
A zona Kiss & Ride é uma via que permite aos condutores deixar os alunos na escola de forma rápida e segura. Não é uma via para estacionamento, mas sim para paragem do automóvel. Nestas zonas, a velocidade máxima passa a ser de 20km/hora e são permitidas paragens de apenas 1 minuto, o suficiente para deixar ou ir buscar os mais pequenos à escola.

Os condutores, sem saírem do veículo, não efetuam paragens prolongadas, contribuindo, desta forma, para a redução das filas de espera e do estacionamento em paralelo na faixa de rodagem, evitando o atravessamento dos alunos entre os veículos e aumentando a segurança dos utilizadores da passadeira.

A via está devidamente sinalizada, de modo a que sejam percetíveis a sua localização e função.

Para garantir a segurança dos alunos, os condutores que usem a zona Kiss & Ride devem respeitar as seguintes orientações:

- Não estacionar nem parar mais do que 1 minuto, mantendo o motor do veículo ligado;

- Não ultrapassar os veículos nem parar em cima do passeio;

- Não efetuar marcha-atrás, nem fazer inversão de marcha;

- Antes de sair de casa, certifique-se de que o aluno está pronto para sair da viatura com a mochila assim que chegar à escola;

- Quando entrar na via Kiss & Ride, dirija-se até ao ponto mais próximo da zona de saída;

- Permaneça sempre dentro do veículo. Os alunos devem ser capazes de sair da viatura de forma autónoma, e sempre pelas portas do lado do passageiro. Um supervisor e/ou colaborador da escola prestará a assistência necessária;

- Após a saída do aluno, dirija-se para a zona de saída da via Kiss & Ride. Esteja atento ao trânsito, com especial atenção a quem circula na passadeira. A segurança dos alunos é mais importante do que a conveniência dos condutores;

- Os condutores que transportem crianças que não sejam capazes de entrar e sair da viatura de forma autónoma devem evitar a utilização da via Kiss & Ride e estacionar em segurança nas zonas de parqueamento adjacentes à escola.

A zona Kiss & Ride da Escola do Largo da Feira funciona nos dias úteis, das 08h00 às 18h30. Fora deste horário, é utilizada como estacionamento público. Está localizada na Rua do Matadouro, junto à entrada da Escola Básica N.º 1 de Olhão (Largo da Feira), no sentido nascente-poente.

O Município lembra que o sucesso deste modelo assenta na colaboração de todos e apela aos municípes que contribuam para uma escola ainda mais segura.

2021-042-kiss-and-ride-guia-para-condutores-olhao-02

2021-042-kiss-and-ride-guia-para-condutores-olhao-03