289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
museu-2016-01-caca-a-peca-01"Sombras Cubistas"

A partir das técnicas utilizadas nas sombras chinesas as crianças edificam, através de elementos tipológicos da arquitetura cubista, uma paisagem urbana da zona histórica de Olhão.

Público-alvo: turmas do 4º ano das escolas do ensino básico do concelho de Olhão.










museu-2016-01-caca-a-peca-02"Caça à Peça"

O SEMMO (Serviço Educativo do Museu Municipal de Olhão) tem disponível uma atividade cujo público-alvo são os alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico. Chama-se “Caça à peça”. O grande objetivo desta atividade é dar a conhecer o acervo patente no Museu. De uma forma descontraída os jovens são convidados a percorrer as salas do Museu e descobrir, por meio de desafios, quebra-cabeças, desenhos e puzzles, o local e a informação sobre as peças.

Deixamos aqui um desafio: “Sou uma pedra da tua altura e estou situada na sala da arqueologia. Sirvo para marcar as distâncias nas estradas romanas e era colocada de mil em mil passos. Qual é o meu nome?”

Marcações:
Telf.: (+351) 289 700 103
2015-006-museu-exposicao-olhao-cubista-01Exposição "Olhão, Terra Cubista"
Horário do Museu
Fotografia: Artur Pastor
Desenho e Pinturas: Norberto Nobre

"Olhão, Terra Cubista" é uma mostra que reúne um conjunto de imagens de Olhão realizadas a partir da relação da sua arquitectura com o cubismo, durante a primeira metade do século XX. Nesta época a imagem da vila cubista vai ser amplamente divulgada.   

A utilização do termo cubista para descrever esta peculiar terra algarvia remonta ao ano de 1921 quando o escritor José Dias Sancho publicou um artigo, no jornal Correio do Sul, usando, pela primeira vez o termo cubista para descrever Olhão. No ano seguinte foi publicado um outro artigo, na Ilustração Portuguesa, revista de distribuição nacional muito popular à época, intitulado “Olhão, Terra Cubista”. Se foram as publicações destes artigos que despertaram o interesse para a especificidade deste singular espaço urbano não o sabemos, o certo é que a partir da década de vinte do século passado vários pintores, escritores, fotógrafos e arquitectos vão passar por Olhão. Reúne-se nesta exposição parte da imensa produção de imagens, a parte delas inéditas, e que são pela primeira vez apresentadas no Museu Municipal de Olhão.

Por entre fotografias de Artur Pastor, desenhos e pinturas de Roberto Nobre, assim como várias revistas do século passado onde foi promovida a vila cubista, salientado a original maqueta que reproduz uma das inúmeras tipologias da riquíssima arquitectura olhanense, venha encantar-se com a originalidade das edificações das gentes de Olhão e com as diversas formas como foram representadas.
2015-006-museu-exposicao-olhao-cubista-022015-006-museu-exposicao-olhao-cubista-032015-006-museu-exposicao-olhao-cubista-04

2014-visitar-desenhar-IMG 0219
O que vês no Museu?
As peças são antigas ou recentes?
Para que servem?
Contam uma história?


Um lápis e um caderno é tudo o que precisas para responderes a este desafio.

Escolhe uma peça(s) das sala(s) do Museu. Desenha-a e entrega-a a um funcionário para ser digitalizada. Depois vai à página Web do MMO para veres o teu trabalho online!



2014-visitar-desenhar-IMG 02242014-visitar-desenhar-S22BW-414020509431
















Visitar-e-Desenhar-Museu-Mun-Olhao-2014





BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet