289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-006-museu-exposicao-olhao-cubista-01Exposição "Olhão, Terra Cubista"
Horário do Museu
Fotografia: Artur Pastor
Desenho e Pinturas: Norberto Nobre

"Olhão, Terra Cubista" é uma mostra que reúne um conjunto de imagens de Olhão realizadas a partir da relação da sua arquitectura com o cubismo, durante a primeira metade do século XX. Nesta época a imagem da vila cubista vai ser amplamente divulgada.   

A utilização do termo cubista para descrever esta peculiar terra algarvia remonta ao ano de 1921 quando o escritor José Dias Sancho publicou um artigo, no jornal Correio do Sul, usando, pela primeira vez o termo cubista para descrever Olhão. No ano seguinte foi publicado um outro artigo, na Ilustração Portuguesa, revista de distribuição nacional muito popular à época, intitulado “Olhão, Terra Cubista”. Se foram as publicações destes artigos que despertaram o interesse para a especificidade deste singular espaço urbano não o sabemos, o certo é que a partir da década de vinte do século passado vários pintores, escritores, fotógrafos e arquitectos vão passar por Olhão. Reúne-se nesta exposição parte da imensa produção de imagens, a parte delas inéditas, e que são pela primeira vez apresentadas no Museu Municipal de Olhão.

Por entre fotografias de Artur Pastor, desenhos e pinturas de Roberto Nobre, assim como várias revistas do século passado onde foi promovida a vila cubista, salientado a original maqueta que reproduz uma das inúmeras tipologias da riquíssima arquitectura olhanense, venha encantar-se com a originalidade das edificações das gentes de Olhão e com as diversas formas como foram representadas.
2015-006-museu-exposicao-olhao-cubista-022015-006-museu-exposicao-olhao-cubista-032015-006-museu-exposicao-olhao-cubista-04



BotaoFinanciadoTurisdmoPortugalBotaoRiaFormosaPolisLitoral149BotaoRegeneraOlhao149BotaoMapasLocalizacaoBotaoGac149

Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet