289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
O mês de abril, em Olhão, surge com inúmeras iniciativas, assinalando-se assim os 48 anos da Revolução dos Cravos. O Município e as freguesias oferecem atividades para todos os gostos e idades, onde não faltam música, cinema, exposições ou workshops, para além das habituais cerimónias oficiais.

2022-043-comemoracoes-25-de-abril

O concerto Vozes de Abril, com Domingos Caetano, Inês Graça e Afonso Dias, na noite de 23 de abril, às 21h30, no Auditório Municipal de Olhão (AMO), é um dos destaques deste mês, quando se ouvirão muitos dos temas que são verdadeiros hinos da revolução ocorrida a 25 de abril de 1974. 

Já no Dia da Liberdade, as comemorações oficiais em Olhão começam com o hastear da bandeira em frente aos Paços do Concelho, às 09h30, seguindo-se a inauguração da exposição Artes da Liberdade, no Museu Municipal. No mesmo dia, mas às 10h30, também será hasteada a bandeira nacional na Junta de Freguesia de Pechão, seguindo-se a iniciativa “Pechão em Festa pela Liberdade”, às 10h45. Às 12h00, na Rua 25 de Abril, far-se-á uma homenagem aos antifascistas de Pechão.

Também o Museu Municipal de Olhão - Edifício do Compromisso Marítimo, propõe várias iniciativas no mês em que se celebra a liberdade. Assim, no dia 12, vão decorrer as oficinas Abril Crachás Mil (10h30) e Abril Cartazes Mil (14h30), quando os participantes são convidados a embarcar numa viagem criativa e divertida idealizando crachás e cartazes temáticos. Estas atividades, destinadas ao público entre os 6 e os 14 anos, carecem de inscrição até ao dia 11 de abril, para o e-mail museu@cm-olhao.pt ou pelo telefone 289 700 103. 

Neste espaço municipal, mas a 18 de abril, às 14h30, decorre a oficina Cravos de Abril, que consiste em fazer cravos com papel de seda, iniciativa também integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Neste âmbito, realiza-se ainda uma visita orientada ao Centro Histórico, pelas 16h00. Estas atividades são destinadas ao público em geral mas carecem de inscrição, até 14 de abril, para os contactos acima referidos. Durante a realização destas oficinas, o Museu convida todos os interessados a criarem o seu ‘postal da liberdade’, atividade livre destinada ao público em geral. O resultado destas oficinas será exibido no Museu numa exposição a inaugurar no dia 25, pelas 9h45.

O Arquivo Municipal de Olhão mostra, no separador central da Avenida da República, junto ao Senhor dos Aflitos, a partir do dia 8 e até 30 de abril, a exposição Recortes de Abril. Trata-se de um apontamento expositivo do qual fazem parte fotografias, autos de posse, atas e ofícios que aludem ao 25 de Abril, divulgando-se assim alguma da documentação produzida e recebida na altura e que faz parte do espólio do Arquivo Municipal. 

Também no dia 8 de abril, às 15h00 para o público escolar e às 21h30 para o público em geral, a Biblioteca Municipal de Olhão José Mariano Gago, acolhe o concerto-teatral informal Levantei-me do Chão, com histórias de José Saramago e músicas inspiradas pelo mesmo e por Zeca Afonso, José Mário Branco, Fausto e Sérgio Godinho, entre outros. 

O Ciclo Liberdade(s), que tem hoje início com o filme Frankie, trará ao AMO quatro longas metragens sobre mulheres, onde elas são as protagonistas. Seguem-se os filmes A Candidata Perfeita, a 12 de abril; A Pior Pessoa do Mundo, a 19 de abril e Lúcia Cheia de Graça, a 26 de abril.

Na noite de 22 de abril, haverá música de intervenção na sede do Grupo Etnográfico de Quelfes, às 21h30, enquanto que na Junta de Freguesia de Pechão é inaugurada a exposição de pintura Re-encontros, de Susy Constantino. A 24 de abril, a partir das 21h30, no Clube Oriental de Pechão realiza-se um sarau cultural.
A Biblioteca Municipal de Olhão acolhe amanhã, 5 de abril, mais uma edição da Batalha dos Livros, entre as 10h00 e as 13h00. Desta vez, o concurso literário promovido pela Rede de Bibliotecas de Olhão - da qual a Biblioteca Municipal José Mariana Gago faz parte -, que conta com o apoio do Município, decorrerá em formato online.

2022-042-batalha-dos-livros

A Batalha dos Livros é um concurso que incentiva a leitura autónoma, desta vez realizada por alunos do 3º ao 6º ano de escolaridade, que encoraja a leitura de bons livros e a competição saudável entre pares. Cada concorrente vai responder a questões sobre obras da literatura universal.

Os estudantes participam lendo os livros que constam da lista apresentada pela entidade promotora para cada escalão e inscrevendo-se nas Bibliotecas Escolares de cada agrupamento. Após a primeira fase, ‘local’, segue-se a fase concelhia, na qual participam as equipas vencedoras de cada agrupamento/escola, apurando-se agora os melhores do concelho.

Esta é uma forma de as crianças/jovens melhorarem os seus hábitos de leitura e ao mesmo tempo divertirem-se numa disputa saudável, envolvendo os colegas, os professores e a família.

Os autores eleitos para esta edição da Batalha dos Livros são Álvaro Magalhães (O circo das palavras voadoras), Hans Christian Andersen (O soldadinho de chumbo), Pedro Seromenho (A cidade que queria viver no campo), Neil Gaiman (Por sorte o leite), David Walliams (Avozinha gangster) e Roald Dahl (Charlie e a fábrica de chocolate).


O Município de Olhão volta a promover o curso para professores "O passado do meio local: Olhão", que terá lugar no Museu Municipal entre 3 de maio e 25 de junho. As inscrições estão abertas até 22 de abril na plataforma do Centro de Formação Ria Formosa.

2022-041-acao-de-formacao-para-professores-01

A formação, acreditada e que decorrerá em regime presencial, destina-se aos professores dos grupos 100 e 110, tendo prioridade os docentes a lecionar em escolas do concelho de Olhão. No total, estão destinadas 18 horas para os participantes conhecerem melhor a história do concelho. 

Nos módulos serão abordados temas tão variados como o território, arqueologia e património edificado, a história e o património marítimos, a necessidade de conhecer e preservar o património existente ou as tecnologias digitais associadas à manutenção desse património.

As lendas de Olhão também estarão em destaque nestas sessões, assim como a valorização da diversidade de etnias e culturas existentes na comunidade ou a revitalização do património gastronómico do concelho.

São formadores deste curso os técnicos do Museu Municipal Hugo Oliveira, Sandra Romba, Ana Martinho e Veralisa Brandão; Carla Assis, do Centro de Formação Ria Formosa; José Joaquim Dias Marques, da Universidade do Algarve; Nuno António, da MOJU - Movimento Juvenil em Olhão; Cristiana Nascimento, do Departamento de Educação do Município e o ator e encenador Marco Paiva, da plataforma de criação artística Terra Amarela.

As inscrições (20 vagas disponíveis ) devem ser feitas até 22 de abril em www.cffaro.pt.

2022-041-acao-de-formacao-para-professores-02

O ministro do Ambiente e da Ação Climática presidiu, este domingo, à cerimónia de inauguração da requalificação dos jardins Pescador Olhanense e Patrão Joaquim Lopes.

2022-037-inauguaracao-jardins-02
No seu último ato público enquanto governante, João Pedro Matos Fernandes mostrou-se satisfeito por encerrar este ciclo da sua vida em Olhão, na inauguração de dois espaços verdes cuja requalificação foi projetada com a poupança de água em primeiro plano, “um aspeto muito importante se considerarmos que estamos numa das zonas do país onde a seca e os efeitos das alterações climáticas mais se fazem sentir”.

Também o presidente da autarquia, António Miguel Pina, sublinhou a vertente ambiental desta requalificação, um dos quatro projetos a nível nacional a merecerem financiamento do Fundo Ambiental, no valor de um milhão de euros.

“Sabíamos que não seria uma decisão consensual quando optámos por substituir a relva por outras espécies menos consumidoras de recursos hídricos, mas consideramos que foi uma aposta ganha, quer do ponto de vista estético, que do ponto de vista ambiental”, destacou o autarca.

A empreitada de requalificação dos jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense representa um investimento de um valor de 1,75 milhões de euros.

Os dois espaços verdes da Frente Ribeirinha foram alvo de um conjunto de melhorias que integram uma intervenção mais alargada naquela zona da cidade de Olhão, que começou com a requalificação da Avenida 5 de Outubro, passeios e zonas pedonais.

O denominador comum desta intervenção é a evocação da ria, do mar e das tradições olhanenses e a preservação da memória e de espaços icónicos, criando uma zona homogénea, onde jardins, Mercados, Avenida 5 de Outubro e estabelecimentos comerciais formam um conjunto integrado, criando uma zona turística por excelência, bem como um espaço de usufruto para todos os olhanenses, amigo do ambiente e que minimiza os efeitos das alterações climáticas.

Esta autêntica “revolução” na Frente Ribeirinha ficará concluída com a requalificação da zona Nascente da Avenida 5 de Outubro e de toda a Avenida 16 de Junho, que se encontra a decorrer e vai dotar a cidade de mais cerca de 700 metros de zona privilegiada de contacto com a ria Formosa.

2022-037-inauguaracao-jardins-01

2022-037-inauguaracao-jardins-03

2022-037-inauguaracao-jardins-04

2022-037-inauguaracao-jardins-05

2022-037-inauguaracao-jardins-06

2022-037-inauguaracao-jardins-07

2022-037-inauguaracao-jardins-08

2022-037-inauguaracao-jardins-09

2022-037-inauguaracao-jardins-10


Os agentes de Proteção Civil incumbidos de responder em caso de acidente de viação na A22 tiveram esta tarde oportunidade de testarem no terreno o Plano Prévio de Intervenção para aquela via rodoviária.

2022-036-treino-operacional-a22-01
O treino decorreu em Olhão, no sentido Olhão-Tavira, logo após o acesso à autoestrada. No “acidente” estiveram envolvidas três viaturas, das quais duas acabaram por ser projetadas para fora da A22, o que aumentou o grau de dificuldade da resposta dos agentes Proteção Civil. Ao todo, foi necessário assistir oito vítimas.

“O Plano Prévio de Intervenção prevê grelhas em que são despachados automaticamente os meios correspondentes em função da gravidade do acidente”, explica Luís Gomes, comandante dos Bombeiros Municipais de Olhão, os primeiros a chegar ao local do acidente.

Devido à gravidade da ocorrência, foram, também, acionadas as corporações de Tavira, S. Brás de Alportel, Faro e Loulé, para além do INEM, da GNR e da concessionária da autoestrada.

Para Luís Gomes, o balanço do treino operacional é positivo, na medida em que confirmou na prática a prontidão da resposta e a articulação entre as várias entidades envolvidas numa situação desta natureza: “Só treinando podemos identificar o que podemos melhorar e como podemos evoluir na resposta a este tipo de ocorrências”.

As operações foram acompanhadas de perto pela vice-presidente da autarquia, a vereadora Elsa Parreira.

2022-036-treino-operacional-a22-02

2022-036-treino-operacional-a22-03

2022-036-treino-operacional-a22-04

2022-036-treino-operacional-a22-05

2022-036-treino-operacional-a22-06


Pág. 1 de 2


Ficha Técnica

© 2012 Câmara Municipal de Olhão - Todos os direitos reservados

Intranet