2014-sardine-parade-01Exposição "Sardine Parade"
Museu Municipal de Olhão
A partir de 01 de agosto

No passado dia 1 de Agosto, inaugurou no Museu Municipal de Olhão a exposição “Sardine Parade”. Esta mostra foi organizada por Joana Rocha, coordenadora do projecto Hospital das Coisas.e5g, um projecto que pertence à Associação Juvenil Moju em Olhão. A exposição tem como principal objecto um dos símbolos de Portugal: a sardinha. Estas foram cedidas a residentes de Olhão, entidades públicas, privadas e pessoas particulares com uma única exigência: a criatividade”

2014-sardine-parade-poster
2015-004-dia-internacional-e-sitios-01Passeio acompanhado pela Zona Histórica de Olhão
Duração do Passeio: 1h30 (10h00-11h30)
Ponto de Partida: Junto ao MMO - Museu Municipal de Olhão Edifício do Compromisso Marítimo

Venha (re)conhecer o Centro Histórico de Olhão com o MMO!
O MMO associa-se à comemoração do “Dia dos Monumentos e Sítios” e propõe um passeio acompanhado ao Centro Histórico de Olhão. Em conjunto com o técnico do Museu, o grupo irá percorrer as ruas, ruelas, travessas, becos e largos com grande valor histórico e social e conhecer alguns dos seus segredos. (Esta iniciativa é gratuita mas carece de inscrição junto do MMO ou por email estando limitada a 22 inscrições).

2015-004-dia-internacional-e-sitios-02

Informação brevemente disponível...

conversas-de-museu-2014-site-29-novembroConversas de Museu - "Conversa em Torno de..."
29 de novembro 2014 - 15:00
Museu Municipal de Olhão, Edifício do Compromisso Marítimo

“Francisco Fernandes Lopes (1884-1969) foi uma das personalidades mais marcantes do panorama cultural algarvio e nacional da primeira metade do século XX, que permanece ainda pouco reconhecida.

Nascido em Olhão, onde residiu quase toda a sua vida, e formado em Medicina, Fernandes Lopes foi muito mais que um vulgar “médico olhanense”, epíteto pelo qual ficou conhecido, mas que não lhe faz jus, uma vez que foi um intelectual multifacetado e interessado nas mais diversas áreas do saber e cuja actividade intelectual extravasou largamente o âmbito local, regional e mesmo nacional. “. Com a presença da Investigadora Andreia Fidalgo propomos uma conversa em torno de uma mesa de café. Como sempre ás 15 horas no Museu Municipal de Olhão.

2015-002-biblioteca-conversas-de-museuConversas de Museu - "A Diversidade Cultural e Religiosa"
21 de fevereiro 2015
Museu Municipal de Olhão, Edifício do Compromisso Marítimo

A exposição fotográfica “Olhares, Unidos na Diversidade”, do Arqueólogo Vasco Cartó e promovida pela Associação HERA, tem como principal objetivo colocar em perspetiva a diversidade religiosa e cultural, muitas vezes motivo de divergências e com consequências muito negativas.

Através da lente do fotógrafo, que surge, nesta mostra, como ponto unificador de culturas, apercebemo-nos facilmente das diferenças, mas sobretudo desvendamos  pontos em comum.

O mote para mais uma conversa animada, em que contaremos igualmente com a presença de Dorit Revitch, vice-presidente da Comunidade Judaica do Sul e Algarve em Portugal, entre outros convidados, está lançado.

Pág. 1 de 3