2016-003-marco-01-arvores-3-olhares

Exposição "Árvore3 Olhares"
Henrique Silva, António Travassos e Ana Oliveira
05 a 30 (Inauguração dia 05, pelas 15h30)
3ª a 6ª das 12:30 às 19:00 / sábados das 10:30 às 17:00
Galeria da Biblioteca

No âmbito do Dia Mundial da Árvore, que se celebra anualmente a 21 de março, a Biblioteca apresenta uma exposição de escultura, pintura e fotografia dos autores Henrique Silva, António Travassos e Ana Oliveira respetivamente.

Henrique Silva nasceu em Querença - Loulé, decorria o ano de 1949.

2016-003-marco-01-arvores-3-olhares-02

As artes plásticas bailavam-lhe na mente, assim em 1985 inicia timidamente a pintar num estilo misterioso, manifestando alguma inquietude.
Como habitante do barrocal algarvio, a pedra sempre o fascinou. Dominou a matéria e na pedra se revelou.

A sua obra não passa despercebida, principalmente pelo mistério que nela há. A mensagem da alma, a mistura da alegria e a dor. Aquilo que nos quer dizer mas não o diz (na totalidade), é assim a Obra deste artista, do poeta (na tela e na forma).

Hoje conta com várias exposições coletivas e individuais em Portugal, Finlândia, Espanha e Inglaterra.

2016-003-marco-01-arvores-3-olhares-03António José R.S. Travassos, nascido em Luanda em 1957, é técnico superior no Instituto do Emprego e Formação Profissional desde 1996, e residente no Algarve desde 1999.

Em 2006 iniciou-se na pintura, como passatempo de fins de semana.

Em 2014 expõe, pela primeira vez, na 35 Mostra de Artes Plásticas de Loulé, promovida pela Casa da Cultura de Loulé, e na coletiva “Árvores – 3 olhares”, no CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé.

Ana Paula Oliveira, residente na cidade de Loulé. Nos últimos anos a fotografia tem ganho cada vez mais lugar na sua vida com muito espírito autodidata, mas com forte aposta na formação em fotografia através da frequência de cursos de formação com o fotógrafo Rui Ribeiro, com o fotógrafo de viagens Joel Santos e ainda formação de fotografia de desporto no Autódromo de Portimão com a equipa da Colorfoto e formação em fotografia de recém nascido com o fotógrafo José Cruz.

Em termos de divulgação do trabalho tem, para além da participação em concursos de fotografia com prémios atribuídos, menções honrosas e publicação de fotos, participado em exposições coletivas. Em 2014 uma das suas fotografias fez parte do cartaz da “Semana Cultural de Alte”. Em junho de 2015, realizou uma exposição individual intitulada “Momentos MED” na Galeria Praça do Mar, em Quarteira, dedicada a esse festival de verão.