2015-005-biblioteca-aqui-xutos-e-pontapes-01Apresentação do Livro "Aqui Xutos & Pontapés!"
15 de Maio de 2015
Espaço Polivalente da Biblioteca Municipal de Olhão
Público-alvo: público em geral

Autor: Coordenação e textos Rolando Rebelo

“Este livro, até por ser oficial, tinha de se demarcar dos restantes e ir mais longe. Nas fotografias, demos preferência a documentos inéditos, únicos, onde os Xutos & Pontapés aparecem em ambiente privados, distantes dos olhares públicos. Não que as fotos do palco não tenham aqui igualmente o seu lugar, mas ver os Xutos nos camarins, nos estúdios, em momentos de lazer e descontração, ajuda-nos a ter outra ideia do que é esta banda notável, quem são e como são os seus cinco músicos, no fundo, o que está por detrás daquilo que habitualmente vemos. Para tal, servimo-nos de vários arquivos – os da banda enquanto um todo, mas também os espólios pessoais dos músicos (sobretudo Kalú e João Cabeleira) e dos membros da equipa técnica dos Xutos & Pontapés (particularmente o técnico de som João Escada).
(…)
Jorge Sampaio que, enquanto Presidente da República, reconheceu o trabalho e a carreira dos Xutos & Pontapés, ao agraciá-los com o grau de comendador da ordem de Mérito, e que, por isso mesmo, foi desafiado a assinar o prefácio desta obra, o que aceitou prontamente.
(…)
O que Tim, Zé Pedro, Gui, Kalú e Cabeleira fizeram, e continuam a fazer, está reservado a uma pequena elite onde só as lendas entram.” (Da contracapa)
Rolando Rebelo nasceu em Portimão, em 1964. Publicou, em 2012, Rolling Stones em Portugal. Aqui Xutos & Pontapés! é o seu segundo livro.

2015-005-biblioteca-aqui-xutos-e-pontapes-02